Economia

Conab vai realizar cadastramento de armazéns privados de café de Rondônia

Conab vai realizar cadastramento de armazéns privados de café de Rondônia

Previsão: os estoques de café estão baixos no Brasil, o que pode deixar o mercado enxuto e ajudar o produtor a ter preços mais altos nesta safra

São Paulo, 5/6 – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai realizar cadastramento dos armazéns privados de café de Rondônia. A operação ocorrerá em três etapas e abrange todas as regiões. Segundo a Conab, a primeira fase, que tem início nesta terça-feira, 5, envolve 23 municípios do norte e centro do Estado, e deve ser concluída em 15 de julho.

Durante as visitas, os técnicos da Conab verificarão as características dos armazéns, como a capacidade de recepção e de expedição, os equipamentos utilizados nos depósitos, entre outros itens. Também serão verificados os dados cadastrais informados no Sistema de Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras (Sicarm) e no Sistema de Pesquisa de Estoques Privados (Sipesp). Rondônia é o quinto maior produtor nacional de café e deve colher este ano cerca de 2,2 milhões de sacas de 60 kg, do tipo conilon (robusta), de acordo com a mais recente pesquisa da Conab, de maio.

A companhia também vai orientar os entrevistados sobre a importância da participação dos armazenadores na pesquisa de estoques privados de café. Este estudo é realizado anualmente e seus dados contribuem com o planejamento governamental neste setor e o fomento da produção e produtividade agrícola, além da regularidade do abastecimento.