Evento

Congresso Latino-americano de Avicultura mostra o potencial do setor

Evento que acontece em Lima, no Peru, reúne 600 empresas e um público de 5 mil pessoas por dia

Congresso Latino-americano de Avicultura mostra o potencial do setor

Começa hoje, e vai até o dia 11, o 26º Congresso Latino-americano de Avicultura (Ovum 2019), em Lima, no Peru. Realizado pelas associações Peruana (APA) e Latino-Americana de Avicultura (ALA), o evento está entre os mais importantes do setor. São 600 empresas e uma extensa programação técnica esperando por um público estimado em cerca de 5 mil pessoas, por dia.

A indústria corre para suprir a demanda crescente por proteína e a carne de frango tem sido protagonista neste movimento. De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o crescimento do volume de produção na América do Sul foi de 29,3% na última década. Para este ano, a previsão é de 29,2 milhões de toneladas.

O Brasil, como segundo maior produtor global, puxa esse mercado. Em 2019, a produção deve chegar a 13,6 milhões de toneladas, 24% acima de 2009. O volume equivale a 62% de toda a América Latina, com uma forte presença no mercado exportador. No ano passado foram vendidas 4,1 milhões de toneladas, por US$ 6,5 bilhões. Outros 4 países se destacam na região, entre eles México, Argentina, Colômbia e Chile. “Com a demanda dos países asiáticos, esse crescimento vai continuar”, diz Ricardo Pereira, presidente da Biomin América Latina, uma das empresas de soluções biotecnológicas presentes ao evento. “E deve procurar por caminhos cada vez mais sustentáveis de produção.”