Sustentabilidade

Conheça os vencedores da edição 2019 do Programa de Eficiência de Carcaça

Iniciativa da Minerva Foods e da Phibro visa fomentar a produção de bovinos com padrões bem estabelecidos para elevar a qualidade do produto final. 100 mil bovinos foram avaliados, no total

São Paulo, 30 de outubro de 2019 – A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul, e a Phibro Animal Health anunciam os resultados da primeira edição do PEC – Programa de Eficiência de Carcaça. Criado em 2018, o PEC tem como objetivo reconhecer e valorizar os pecuaristas com melhores indicadores e que lideram o processo de produção de carcaças padronizadas e de alta qualidade. Ou seja, na prática, o programa foi idealizado para produzir, hoje, o bovino do amanhã em termos de constância de oferta, precocidade, excelente acabamento de gordura, carcaça uniforme, bom peso ao abate, padronização e ph da carne.

Dos 285 pecuaristas dos estados de Goiás e de Tocantins que se inscreveram no programa, 232 criadores enviaram animais para abate nas unidades de Palmeiras de Goiás (GO) e Araguaína (TO), entre março e agosto de 2019.

No total, o PEC abateu 99.696 animais, sendo 82% machos e 18% fêmeas. Desse total, 55% foram avaliados na unidade de Goiás e 45% em Tocantins.

“Coletamos muitas informações, que nos mostram o atual estágio dos pecuaristas. Com esses dados, o PEC premia os melhores e contribui para que todos atinjam um novo patamar de eficiência. Para isso, o trabalho envolve a disseminação de boas práticas, sempre com a integração dos vários elos da cadeia produtiva – criadores, indústria da carne, indústria de insumos e pesquisa”, explica Maurício Graziani, presidente da Phibro Animal Health no Brasil.

“Esta primeira edição do PEC não foi só de aprendizado, mas de resultados bastante consistentes e importantes. Com as informações coletadas, identificamos os melhores perfis de carcaça para atendimento dos nossos principais mercados. Além disso, o que é mais rico, podemos agir de maneira mais assertiva, fomentando as melhores práticas de produção”, destaca Luis Ricardo Luz, COO da divisão Brasil da Minerva Foods.

“O PEC é um projeto de médio a longo prazo, que nos ajuda a repassar conhecimentos para os produtores melhorarem os seus indicadores de eficiência em termos de padronização e produção de carcaças com maior valor percebido junto aos consumidores”, complementa Fabiano Tito Rosa, diretor de compra de gado da Minerva Foods.

Confira os premiados da edição 2019 do PEC:

Araguaína (TO):

  • OURO – Graciele Helena Eneias e Outros
  • PRATA – Geraldo Antonio de Rezende Sampaio
  • BRONZE – Antonio Guilherme Neto

 

Palmeiras de Goiás (GO):

  • OURO – Isabel Cristina de Alcântara Queiroz
  • PRATA – AGROTRI Agropecuária Triângulo Ltda (Thiago Mansur)
  • BRONZE – Mariana Quinan Bittar

GRAND PRIX:

  • José Luiz Vallim

“Estes pecuaristas lideraram as avaliações em termos de idade dos animais, peso e acabamento adequado de gordura e índice de ph. A premiação objetiva motivá-los a continuar investindo em boas práticas nutricionais, sanitárias, de manejo e de mão-de-obra para melhorar ainda mais os seus indicadores”, ressalta Fabiano Tito Rosa.

“Nossa expectativa é que os pecuaristas participantes que não atingiram os índices de premiação sejam impactados positivamente pela disseminação de conhecimentos técnicos e também intensifiquem os seus indicadores de produtividade”, assinala Mauricio Graziani.