São Paulo, 22 – A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) enviou na terça-feira, 21, ao Ministério da Agricultura propostas para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2020/2021. Em nota, a entidade diz que nesta quarta-feira, 22, às 15 horas, haverá uma reunião por videoconferência entre a diretoria da Contag, presidentes das federações, a ministra Tereza Cristina e equipe técnica do Ministério.

“O objetivo da reunião é apresentar oficialmente as propostas da agricultura familiar e construir uma agenda de negociação da pauta”, disse o presidente da Contag, Aristides Santos.

+ Estamos trabalhando para antecipar Plano Safra 2020/21, diz Tereza Cristina
+ Sicredi libera mais de R$ 12 bilhões em crédito rural no Plano Safra 2019/20 

A primeira reivindicação é a elaboração de um plano safra específico da Agricultura Familiar. Também há propostas de volume de recursos para financiamento da produção da agricultura familiar (Pronaf Crédito) e para programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“São apresentados também pleitos sobre Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), sobre proteção à produção na agricultura familiar (Proagro Mais, Garantia Safra e PGPAF), entre outros”, disse a Contag na nota.