• IstoÉ
  • IstoÉ Dinheiro
  • Dinheiro Rural
  • Menu
  • Motorshow
  • Planeta
  • Select
  • Gente
  • GoOutside
  • Hardcore
Assine
Anuncie
Capa da edição atual da revista
Edição da SemanaNº 187 08.08Leia mais
Istoé Dinheiro Rural
MenuMenu
FECHAR
Capa da edição atual da revista
Edição da SemanaNº 187 08.08Leia mais
  • Home
  • Últimas notícias
  • Economia
  • Negócios
  • Carreira
  • Estilo no campo
  • Tecnologia
  • As melhores da Dinheiro Rural
  • Siga-nos:Facebook
Notícias05/07/2022

Correção: Aversão a risco externo e temor fiscal jogam Ibovespa para baixo

Estadão Conteúdo
Texto por:Estadão Conteúdo05/07/22 - 12h51min

A nota enviada anteriormente continha uma incorreção no título. O nível de 96 mil pontos não é o pior em mais de três anos, como constou. Ele é apenas aquele registrado no início do governo Bolsonaro. Em março de 2020, o índice chegou à mínima de 61 mil pontos.

O movimento de ladeira a baixo contamina o Ibovespa, que não cessa de renovar mínimas, já caindo para o nível dos 96 mil pontos, voltando a operar em nível semelhante ao registrado no início do governo Jair Bolsonaro. A mínima intraday é a menor marca desde 4 de novembro de 2020.

"Não tem notícia positiva aqui nem no exterior. Além dos fundamentos apontarem para baixo, o técnico também não ajuda. Começa a levantar preocupação com os efeitos dos isolamentos na China e com recessão na Europa, além do já temor com os EUA. A questão é saber quando a recessão começará e qual a intensidade. Aqui, fala-se que as despesas com as medidas fiscais ultrapassem R$ 50 bilhões", avalia Bruno Takeo, analista da Ouro Preto Investimentos.

Como destaca Wilson Sorio Netto, especialista em renda variável da Blue3, o mau humor é generalizado em meio à possibilidade de recessão mundial após dados mais fracos do que o esperado de atividade em junho na zona do euro e na Alemanha.

"Mesmo com o PMI positivo do Brasil, não há melhora. A Bolsa chegou a cair quase 2% -1,87% e nem chegamos a cumprir a primeira parte do pregão, e vemos a curva de juros abrindo um pouco mais", descreve Sorio Netto.

Neste cenário, a alta do dólar para quase R$ 5,40 em relação ao real, também pesa, acrescenta o especialista da Blue3. "Dólar subindo arrefece a expectativa de consumo e ainda vemos o petróleo em queda. É um combo macroeconômico. Há novos isolamentos na China e aqui tem a questão fiscal", diz Sorio Netto.

Após dados indicando expansão da Chin em junho, o minério de ferro reagiu positivamente, ao subir 2,81% no porto chinês de Qingdao. Ainda assim é insuficiente para animar.e

Além disso, o crescimento da produção industrial no Brasil em maio menor do que a mediana das estimativas atenua. "É uma notícia relativamente boa no meio de tantas negativas", pondera Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença.

"Aqui tem a preocupação fiscal, com possibilidade de aumento dos gastos na PEC das Bondades. Então, a produção industrial não atenua", avalia Monteiro.

Em meio às incertezas em relação às contas públicas no Brasil, o mercado aguarda os desdobramentos da reunião ministerial convocada pelo presidente Jair Bolsonaro para esta manhã em Brasília. Conforme apurou o Broadcast Político, o objetivo é cobrar empenho na entrega de obras pendentes a poucos meses da eleição.

Somado a isso o quadro de aperto monetário global requer cautela. O entendimento é de que os desafios dos bancos centrais são grandes, dado que a inflação segue elevada e muitas economias, enfraquecendo.

"Na China, os índices PMI de serviços e composto exibiram forte recuperação em junho, mas a melhora não é suficiente para mudar o clima entre os investidores", avalia, em nota, o economista Silvio Campos Neto, sócio da Tendências Consultoria.

Às 11h24, o Ibovespa caía 1,35%, aos 97.277,62 pontos, ante mínima diária aos 96.760,45 pontos (-1,87%).

Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
Bovespa