A partir de 1º de junho, todos os usuários de herbicidas hormonais no Rio Grande do Sul (RS) deverão possuir curso de aplicador, segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A regra está previsa na Instrução Normativa 06/2019.

O curso deverá ser promovido por órgãos e serviços oficiais de extensão rural, instituições de ensino de nível Médio e Superior em Ciências Agrárias, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

+ Bayer anuncia investimento de US$ 5,64 bilhões para desenvolvimento de herbicidas
+ Basf apresenta portfolio de herbicidas durante Congresso Brasileiro de Plantas Daninhas

Além disso, será possível realizar essa qualificação em entidades como sindicatos, associações de produtores rurais, associação de profissionais, cooperativas de produção agropecuária, empresas de assistência técnica agropecuária, desde que ministrado por profissional habilitado.

Os produtores deverão procurar os sindicatos rurais, que atualmente canalizam os pedidos para o treinamento diretamente ao Senar.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) também realiza a qualificação. Neste ano, já treinou aplicadores em 11 municípios, entre eles Rio dos Índios, Engenho Velho, Sagrada Família e Novo Barreiro.

Existe a possibilidade de solicitar o curso para revendas ou cooperativas, segundo a Secretaria.