A CVC informou em fato relevante divulgado na quarta-feira, 23, que tem implementando com sucesso os planos para preservação de caixa e redução de custos, estando preparada para a retomada integral de suas operações, com 1.200 lojas abertas e equipes trabalhando remotamente. Resultado de tais iniciativas, em 22 de setembro, o saldo de caixa e equivalentes de caixa da empresa totalizava aproximadamente R$ 1,526 bilhão.

No segundo trimestre, os gastos recorrentes (folha de pagamento, impostos e investimentos de projetos prioritários e juros da dívida) da empresa somaram cerca de R$ 52 milhões por mês (informações não auditadas).

A empresa ressalta, ainda, que a maior parcela de seu endividamento tem vencimento de médio e longo prazos. De um endividamento total na ordem de R$ 2 bilhões, apenas R$ 600 milhões vencem em novembro de 2020 e a operadora de viagens está avaliando alternativas de captação e/ou rolagem com os investidores e credores.

Segundo a operadora de agência de viagens foram desenvolvidos em conjunto com parceiros produtos e serviços para oferecer condições especiais aos clientes, além de melhorias nas plataformas digitais. Nesse contexto, a companhia destaca que as reservas nos meses de abril, maio e junho foram próximas a zero, mas vêm crescendo consistentemente desde o início de julho.”E já na primeira quinzena de setembro atingimos aproximadamente 40% do valor do mesmo período do ano anterior, com maior crescimento no segmento de lazer doméstico, que atingiu 45% do mesmo período do ano anterior”.

Nas últimas semanas, acrescenta a empresa, os orçamentos de clientes do segmento lazer atingiram 85% do volume do mesmo período do ano anterior. Considerando vendas acumuladas no mês de setembro, a CVC observou um crescimento no seu serviço de locação de carro, que chegou a ultrapassar em 15% o volume de vendas deste tipo de serviço contratado pelo turista, dentro do Brasil, se comparado ao mesmo período de 2019. O cliente tem se deslocado para cidades próximas de carro alugado, para praticar turismo intrarregional.

Somado a isso, 80% dos hotéis parceiros no Brasil já estão reabertos e, considerando as reservas realizadas em setembro, a empresa diz ter atingido 85% do volume de diárias reservadas no mesmo período de 2019.

Vendas totais

Em junho, as vendas totais da CVC representaram 8% do volume reservado na comparação com junho de 2019. Em setembro, até a última semana, as vendas totais estão em aproximadamente a 35%, sendo 45% no segmento lazer.

Com relação a publicação de suas informações financeiras intermediárias, a CVC reiterou que os dados do primeiro trimestre de 2020 serão divulgados até 30 de setembro. Já a publicação das informações financeiras do segundo trimestre de 2020 deve ocorrer até 26 de outubro.