Notícias

Deral: colheita de milho verão no PR alcança 98%; plantio de trigo atinge 35%

São Paulo, 15 – A colheita da primeira safra de milho (verão) 2017/18 atingiu 98% da área plantada no Paraná até a segunda-feira, 14, informou o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado nesta terça-feira, 15. O desempenho representa avanço de 2 pontos porcentuais em comparação com o relatório anterior e é exatamente o mesmo apurado em igual período de 2017.

Segundo o levantamento atual, 10% das lavouras de milho verão estavam em condições médias e 90% em boas condições, todas em fase de maturação. Já nas terras de milho safrinha ou segunda safra (de inverno), o plantio foi encerrado, com 16% das lavouras consideradas ruins, 44% em situação mediana e 40% em boas condições.

Em relação às fases da segunda safra do cereal, 5% encontravam-se em desenvolvimento vegetativo, 38% em floração, 53% em frutificação e 4% em maturação.

O plantio de trigo atingiu 35% da área prevista para o Estado até a segunda-feira, avanço de 28 pontos porcentuais ante o relatório do Deral de 8 de maio, mas ainda atrasado em relação a igual período do ano passado, quando 55% das lavouras tinham sido semeadas.

Da área total, 13% estava em más condições e 55% eram consideradas boas; 90% das plantações está em fase de germinação e 10% em estágio de desenvolvimento vegetativo, de acordo com o Deral.