Série grandes feiras do Agronegócio

Destacando os avanços na era Genômica, ExpoZebu 2019 é aberta oficialmente em Uberaba (MG)

Destacando os avanços na era Genômica, ExpoZebu 2019 é aberta oficialmente em Uberaba (MG)

A 85ª edição da ExpoZebu, que marca o centenário da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), foi aberta oficialmente neste sábado (27), em Uberaba (MG). Centenas de autoridades prestigiaram a solenidade de abertura no palanque oficial do Parque Fernando Costa, que contou com tradução simultânea em libras.

Como tradicionalmente acontece, a banda da 5ª região de Polícia Militar abriu a solenidade com o Hino Nacional enquanto atiradores do Tiro de Guerra faziam o hasteamento das bandeiras. Cinco animais de cada uma das raças zebuínas participantes da feira, incluindo a Punganur, cuja marcação oficial dos primeiros exemplares vai ocorrer durante essa edição, desfilaram pela pista onde acontecem as avaliações.

Durante o discurso, o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, enalteceu o trabalho realizado por todos os segmentos neste primeiro centenário da entidade, em especial com relação ao projeto Genômica. “Chegamos a mais de 85 mil genotipagens neste primeiro ano da era genômica e até o final da nossa gestão na ABCZ devemos ultrapassar 100 mil”, apresentou.

Arnaldo também lembrou a importância das mulheres na pecuária e o local especialmente montado para elas na feira. “É com alegria e admiração que ressalto o espaço que elas têm conquistado, e através dele contribuído para o avanço do agronegócio”.

Também durante a solenidade, a importância da ExpoZebu e da ABCZ foram ressaltadas pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. “Para mim é uma alegria estar nessa comemoração e a ABCZ sabe o que é estar na frente, fazendo a diferença. Sem vocês, produtores, a ABCZ não existiria. Vocês tiveram a capacidade de enxergar o zebu como a melhor raça para o nosso país. A gente espera mais outros 100 anos exitosos. Tenho certeza de que será mais uma feira de total sucesso”, afirmou

A secretária de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Ana Maria Soares Valentini, também acompanhou a cerimônia. “É com muito orgulho que estou especialmente neste evento que comemora os 100 anos da ABCZ. O trabalho de seleção de animais confere a Uberaba uma posição de destaque e ampliar este mercado é o principal objetivo dessa cadeia produtiva reunida aqui na cidade”, destaca.

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, falou sobre a edição histórica da feira. “São 100 anos de ABCZ, 85 de ExpoZebu e 200 de Uberaba. Uma história de muito trabalho. Quero parabenizar o presidente Arnaldo, que representa o símbolo da eficiência de gestão dessa entidade reconhecida nacional e internacionalmente”.

Homenagens. A cerimônia também foi marcada por homenagens. Durante a abertura, a ministra Tereza Cristina, e o presidente Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), João Martins da Silva Júnior, foram agraciados com o Mérito ABCZ 2019. A honraria é entregue a personalidades que se destacam no desenvolvimento da pecuária zebuína.

Após a solenidade, as autoridades presentes participaram do lançamento oficial da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, e encerrando a abertura oficial da ExpoZebu, houve o descerramento do monumento e da placa comemorativa dos 100 Anos da ABCZ, no canteiro central do Parque Fernando Costa.

A feira. A ExpoZebu 2019 acontece no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), de 27 de abril a 5 de maio. A feira, que é maior das raças zebuínas no país, tem patrocínio do Banco do Brasil, Governo Federal, Café Vasconcelos, CNA/ Senar, Governo do Estado de Minas Gerais, Major Nutrição Animal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neogen, Vittia Grupo e Itaipava. São apoiadores do evento a ApexBrasil, Fazu, Geopark Uberaba, Prefeitura de Uberaba e Sebrae. O hotel oficial da feira é o Havana Palace Hotel.