Na noite de ontem, 3 de outubro, em cerimônia no Átrio Santander Cultural, em Porto Alegre, foram conhecidos os vencedores da 12ª edição do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo. O evento reuniu jornalistas que se destacaram na divulgação do agronegócio nos países do Mercosul. A Dinheiro Rural, com a reportagem “A carne nossa de cada dia”, escrita pela editora Vera Ondei epublicada na edição de maio deste ano, venceu na categoria revista. 

Segundo André Carioba, vice-presidente sênior e gerente geral da AGCO para América do Sul, o agronegócio brasileiro vive um momento muito especial da sua história e os reflexos positivos podem ser percebidos nos diferentes elos da cadeia de produção. “Queremos com o Prêmio Massey Ferguson reconhecer os profissionais que trabalham para mostrar o Brasil como uma potência no campo”, diz Carioba. “E isso é muito gratificante.”

Oito jurados, profissionais renomados da área da comunicação e agronegócio selecionaram os finalistas após análise dos 252 trabalhos inscritos. Além de Vera Ondei foram vencedores do prêmio na categoria multimídia Ed Wanderley, do Diário de Pernambuco; Sérgio Ranalli, da Folha de Londrina (PR), na categoria fotojornalismo; Bruna Karpinski, do Correio do Povo, de Porto Alegre, na categoria jornal e Ana Lúcia Kist, do Canal Rural, na categoria TV. Em separado, também participaram estudantes e profissionais do Mercosul. Os vencedores foram Paulo Lima Beraldo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Fernando Bertello, do jornal argentino La Nación. Para uma homenagem especial aos profissionais do agronegócio, o júri escolheu como Destaque AGCO de Jornalismo Rural Brasileiro o editor de economia Fernando Lopes, do jornal Valor Econômico.

A Massey Ferguson faz parte do grupo americano AGCO, que também é dono das marcas Challenger, Fendt, GSI e Valtra. Presente em 140 países, no ano passado a AGCO faturou US$ 10 bilhões com a venda de tratores e implementos agrícolas. A ACGO, com quatro fábricas no Brasil, é a maior fabricante de tratores da América Latina.