Em uma cerimônia realizada no dia 3 de outubro, no Átrio Santander Cultural, em Porto Alegre, foram conhecidos os vencedores da 12ª edição do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo. O evento reuniu jornalistas que se destacaram na divulgação do agronegócio nos países do Mercosul. A Dinheiro Rural, com a reportagem “A carne nossa de cada dia”, escrita pela editora Vera Ondei e publicada na edição de maio deste ano, venceu na categoria revista. Segundo André Carioba, vice-presidente sênior e gerente-geral da AGCO para a América do Sul, o agronegócio brasileiro vive um momento muito especial da sua história e os reflexos positivos podem ser percebidos nos diferentes elos da cadeia de produção. “Queremos com o Prêmio Massey Ferguson reconhecer os profissionais que trabalham para mostrar o Brasil como uma potência no campo”, diz Carioba. “E isso é muito gratificante.”

Oito jurados, profissionais renomados da área da comunicação e agronegócio, selecionaram os finalistas após análise dos 252 trabalhos inscritos. Além de Vera Ondei, foram vencedores do prêmio Ed Wanderley, do Diário de Pernambuco (multimídia), Sérgio Ranalli, da Folha de Londrina (PR) (fotojornalismo), Bruna Karpinski, do Correio do Povo, de Porto Alegre (jornal), e Ana Lúcia Kist, do Canal Rural (televisão). Em separado, também participaram estudantes e profissionais do Mercosul.Os vencedores foram Paulo Lima Beraldo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Fernando Bertello, do jornal argentino La Nación. Numa homenagem especial aos profissionais do agronegócio, o júri escolheu como Destaque AGCO de Jornalismo Rural Brasileiro o editor de economia Fernando Lopes, do jornal Valor Econômico.

A Massey Ferguson faz parte do grupo americano AGCO, que também é dono das marcas Challenger, Fendt, GSI e Valtra. Presente em 140 países, a AGCO faturou US$ 10 bilhões com a venda de tratores, implementos agrícolas e colhedoras, no ano passado. A ACGO, com quatro fábricas no Brasil, é a maior fabricante de tratores da América Latina.