Tecnologia

Dorival Gibertoni e Rima fazem os grandes campeões nelore da Expoinel 2019.

Dorival Gibertoni e Rima fazem os grandes campeões nelore da Expoinel 2019.

A fêmea Camila FIV CRL, de Dorival Gibertoni, foi a Grande Campeã Nelore da Expoinel 2019, encerrada no dia 28 de setembro, em Uberaba (MG). O Grande Campeão Nelore foi Rima Fiv Neru, da Rima Agropecuária. Os Grandes Campeões Nelore Mocho foram Rancheria FIV da Zoller e Rolex FIV da Zoller, ambos da Z. Holding Participações S/A.

“A Expoinel mostrou, mais uma vez, porque é uma das principais exposições da raça Nelore e Nelore Mocho do país. O evento encerrou com muito brilho o calendário 2018-2019 do Ranking Nacional e apresentou ao público uma genética de altíssima qualidade, que contribui para o contínuo aumento de produtividade da pecuária brasileira”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da Associação dos Criadores dos Nelore do Brasil (ACNB), que promoveu a Expoinel. No total, 469 animais participaram dos julgamentos, sendo 396 Nelore e 73 Nelore Mocho.

Shankara 4 FIV do Kalunga, apresentada por Dorival Gibertoni, foi a Reservada Grande Campeã Nelore da Expoinel 2019. Tang Cristal, da Rima Agropecuária, foi o Reservado Grande Campeão. Toritama da CAR, de Dalila Cleopath Toledo, foi a Reservada Grande Campeã Nelore Mocho e Impacto FIV Angico, de Udelson Nunes Franco, ficou com o título de Reservado Grande Campeão Nelore Mocho.

A Rima Agropecuária foi o Melhor Criador e o Melhor Expositor Nelore, e ainda conquistou o prêmio do campeonato Supremo, troféu entregue ao criatório com o maior acúmulo de pontos como criador/expositor. Lourival Louza Junior (Agropecuária V2 Flamboyant) foi o Melhor Criador e o Melhor Expositor Nelore Mocho na 48ª Expoinel.

Além do julgamento dos animais, a Expoinel foi palco do 9º Simpósio Nelore – A Carne do Brasil. Mais de 200 pecuaristas, estudantes, técnicos, profissionais e formadores de opinião acompanharam os debates sobre melhoramento genético do Nelore, pastagens, carne de qualidade, bem-estar animal, entre outros temas. Durante o evento também foram apresentados e premiados estudos científicos sobre a genética Nelore. A realização do Simpósio Nelore contou com o apoio da ABCZ, Grupo Matsuda, Uniube, Fazu e Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

“Por mais um ano, a Expoinel mostra sua tradição e promove a interação dos pecuaristas, profissionais e estudantes com temas de maior importância para a atividade Nelore. Além dos julgamentos da melhor genética da raça, é também o espaço ideal para divulgação e valorização do conhecimento científico que ajuda a fortalecer a pecuária nacional”, comenta Nabih Amin El Aouar.

Em sua 48ª edição, a Expoinel contou com uma programação ampla e diversificada, abrigando a XV Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman), a 21ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro e a 4ª Exposição Guzerá Centro Sul.

O Parque de Exposições Fernando Costa recebeu, também, os leilões Logan & Landau, Leilão de Prenhezes de Clones da Geneal, a quinta edição do Leilão ACNB & Amigos de Prenhezes Nelore e ainda a realização do Shopping Nelore Vitória.

A Expoinel 2019 é uma realização da ACNB, com o apoio da ABCZ, Matsuda Sementes e Nutrição Animal, Geneal e Programa Leilões.

Confira os premiados de mais uma edição da Expoinel:

Grande Campeonato Nelore Machos

  • Grande Campeão Nelore: Rima FIV Neru – Expositor: Rima Agropecuária
  • Reservado Grande Campeão Nelore: Tang Cristal – Expositor: Rima Agropecuária

Grande Campeonato Nelore Fêmeas

  • Grande Campeã Nelore: Camila FIV CRL, de Dorival Gibertoni
  • Reservada Grande Campeã Nelore: Shankara 4FIV do Kalunga – Expositor: Dorival Gibertoni

Melhor Expositor e Criador Nelore

  • Rima Agropecuária

Campeonato Supremo

 

  • Rima Agropecuária

 

Grande Campeonato Nelore Mocho Fêmeas

  • Grande Campeã Nelore Mocho: Rancheria FIV da Zoller – Expositor: Z. Holding Participações S/A
  • Reservada Grande Campeã Nelore Mocho: Toritama DACAR – Expositor: Dalila Cleopath C.B.M Toledo

Grande Campeonato Nelore Mocho

  • Grande Campeão Nelore Mocho: Rolex FIV da Zoller – Expositor: Z. Holding Participações S/A
  • Reservado Grande Campeão Nelore Mocho: Impacto FIV Angico – Expositor: Udelson Nunes Franco

Melhor expositor e criador Nelore Mocho

  • Lourival Louza Junior – Agropecuária V2 Flamboyant