Tecnologia

Drone ajuda busca de soluções para o solo de citrus

Pesquisa inédita no Brasil está sendo realizada pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, de Campinas, para avaliar a produtividade agrícola e monitorar o processo erosivo nas áreas de cultivo específico do citrus.

O registro aéreo realizado por drones fará o mapeamento das áreas, e a partir do resultado poderá gerar informações como calcular volume de reservatórios, determinar a quantidade de espécies vegetais em certa região, identificar falhas em lavouras e também estimar produções agrícolas, tudo isso por meio do cálculo de biomassa.

Segundo o pesquisador responsável, Bernardo Cândido, “o desafio é conseguir aplicar a tecnologia de mapeamento aéreo para estimar erosão em área já cultivada. Em escala maior é um desafio, ninguém avançou nesse sentido ainda”, afirma Cândido.

O drone já mapeou mais de dois mil hectares para avaliar a produtividade agrícola e monitorar o processo erosivo do solo nas áreas de cultivo.

Em março deste ano deverá estar pronto o primeiro diagnóstico da pesquisa, que definirá as intervenções a serem feitas, como elaboração de mapas de curva de nível do solo, possível mudança de áreas de plantio e readequação de acordo com os procedimentos de uso da terra.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?