Tecnologia

Drone ajuda busca de soluções para o solo de citrus

Pesquisa inédita no Brasil está sendo realizada pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, de Campinas, para avaliar a produtividade agrícola e monitorar o processo erosivo nas áreas de cultivo específico do citrus.

O registro aéreo realizado por drones fará o mapeamento das áreas, e a partir do resultado poderá gerar informações como calcular volume de reservatórios, determinar a quantidade de espécies vegetais em certa região, identificar falhas em lavouras e também estimar produções agrícolas, tudo isso por meio do cálculo de biomassa.

Segundo o pesquisador responsável, Bernardo Cândido, “o desafio é conseguir aplicar a tecnologia de mapeamento aéreo para estimar erosão em área já cultivada. Em escala maior é um desafio, ninguém avançou nesse sentido ainda”, afirma Cândido.

O drone já mapeou mais de dois mil hectares para avaliar a produtividade agrícola e monitorar o processo erosivo do solo nas áreas de cultivo.

Em março deste ano deverá estar pronto o primeiro diagnóstico da pesquisa, que definirá as intervenções a serem feitas, como elaboração de mapas de curva de nível do solo, possível mudança de áreas de plantio e readequação de acordo com os procedimentos de uso da terra.

Picapes respondem por 12% dos recalls de 2019, aponta pesquisa
5 dicas para conservar (ou comprar) uma picape
As 10 picapes mais vendidas no Brasil em janeiro