Tecnologia

Eldorado Brasil apresenta Plano de Manejo Florestal 2015

Companhia relata à sociedade como é feita a gestão de recursos e as iniciativas que garantem a produção sustentável de eucalipto

Eldorado Brasil apresenta Plano de Manejo Florestal 2015

Madeira boa: o eucalipto, colhido com 6 anos, tornou-se uma alternativa sustentável ao setor

A Eldorado Brasil lança a quarta edição de seu Plano de Manejo Florestal. Com o documento, a empresa esclarece ao público a gestão de florestas e cumpre uma determinação do FSC (Forest Stewardship Council), código de licença FSC-C113536, selo reconhecido mundialmente que atesta a procedência da celulose. “Apresentamos nossas práticas de manejo em operações florestais, que demonstram nossa atuação responsável nos âmbitos econômico, social e ambiental”, afirma Luciana Bortoluci, gerente de Sustentabilidade.

Com capacidade produtiva de 1,7 milhão de toneladas, a companhia tem mais de 180 mil hectares de florestas de eucalipto certificadas no Mato Grosso do Sul, todas geridas com técnicas de referência em manejo responsável. O plantio é realizado na região de abrangência das cidades de Água Clara, Aparecida do Taboado, Dois Irmãos do Buriti, Inocência, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Paranaíba, Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Terenos. Além disso, a empresa também mantém áreas de conservação, compostas por APPs (áreas de preservação permanente), reserva legal e outros locais com vegetação nativa.

Para formação de sua base florestal, a empresa adota duas estratégias: arrendamento ou parceria com produtores rurais e aquisição de fazendas, o que permite que as famílias da região não precisem deixar suas terras. Independentemente do modelo adotado, a Eldorado faz toda a gestão da produção, desde as mudas, que são originadas de seu viveiro em Andradina (SP), até a colheita 100% mecanizada, passando pelo preparo e pela manutenção da área. A mais inovadora empresa do setor, investe em tecnologia florestal focada em melhoramento genético de eucalipto para desenvolver uma madeira de melhor qualidade para fabricação de celulose.

A companhia adota ainda ações de sustentabilidade que auxiliam no desenvolvimento da região de influência da companhia, como monitoramento de fauna e flora nativas, e investimentos sociais com impactos diretos nas cidades do entorno. O foco destas ações são as áreas de educação e saúde. Fonte: Ascom.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?