Cocheira

Em busca de caminhos para a produção

Crédito: Tony Oliveira

A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária está interessada em estreitar relações com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), do governo federal. Integrantes da entidade e do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL), criado pela EPL, têm se reunido visando posições comuns no planejamento do setor. Isso interessa ao agronegócio que padece da falta de infraestrutura logística. “Nos últimos anos, houve uma mudança geográfica na produção agropecuária brasileira e a infraestrutura não tem acompanhado o avanço dessa produção na mesma velocidade”, diz Elisangela Pereira Lopes, coordenadora de Assuntos Estratégicos da CNA. “Há muito que ser feito, principalmente com relação ao investimento em construção e manutenção de rodovias, ferrovias e hidrovias”. O governo tem prometido uma bateria de concessões para 2020, começando ainda neste ano por aeroportos.

LIVRO
“Mulheres do Agronegócio” mostra histórias de empreendedorismo

Divulgação

Uma obra inédita será apresentada no 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que acontece nos dias 8 e 9 de outubro, no Transamérica Expo, em São Paulo. Escrito pelas advogadas Ticiane Figueiredo e Andrea Cordeiro, a administradora Mariely Biff e a jornalista Roberta Páffaro, o livro “Mulheres do Agronegócio” é uma compilação de histórias de empreendedoras nos segmentos da agricultura, pecuária, profissionais da agroindústria, da política e da comunicação.

MÍDIA
Dinheiro Rural é destaque no prêmio Veículos de Comunicação

A Dinheiro Rural recebeu o prêmio Veículos de Comunicação 2018, na categoria Revista Especializada. A cerimônia, que reuniu os destaques da 32ª edição da premiação, aconteceu no dia 2 de setembro, na Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo. Promovido pela revista Propaganda, o prêmio é dividido em 28 categorias, cujos ganhadores são escolhidos por um júri formado pela Academia Brasileira de Marketing. Os finalistas são indicados por consulta com cerca de 1,5 mil profissionais das principais agências de publicidade. Além de revistas, foram premiados jornais, TVs, rádios, portais, blogs, mídia social, multimeios e profissionais do ano.

REFORMA TRIBUTÁRIA
Sem taxas abusivas

A próxima grande batalha política é a reforma tributária e ela interessa aos produtores rurais. O tema, que tem sido pauta no congresso, é o mais tem movimentado as atuais rodadas de discussões nos vários conselhos de entidades, como Abag, CNA, ABCZ, entre outras. O Brasil tem um sistema complexo de tributos que passam por 5,6 mil municípios, 27 estados e a União. Hoje há próximo de 5 mil leis sobre tributação, sendo que desse total o contribuinte paga cerca de 60 sem saber qual tipo de alíquota. “É necessária e urgente a simplificação e a quantidade de tributos no país”, diz Gil Pereira, diretor da ABCZ, entidade que reúne 20 mil pecuaristas e que acompanha os debates sobre o tema. “Tenho preocupação sobre qualquer possibilidade de aumento de carga tributária. Hoje, precisamos manter uma grande equipe especializada para gestão de tributos em nossas propriedades.”