São Paulo, 24 – Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) escoltaram caminhões carregados de milho, ração e combustível nos dois últimos dias nas rodovias de Mato Grosso, segundo comunicado divulgado pela PRF do Estado. A superintendência regional da PRF determinou que os agentes realizem as escoltas dos veículos que precisam seguir viagem mas são impedidos pelos caminhoneiros que bloqueiam as estradas.

Na tarde de quarta-feira, 23, sete carretas carregadas com milho foram escoltadas por uma viatura da PRF por cerca de 15 km na BR-163, em Diamantino. A carga tinha como destino granjas de aves e suínos. Na BR-364, em Cuiabá, os policiais deram apoio a três caminhões com combustível para aviação que precisavam seguir até o aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

A PRF disse que tem determinado a retirada dos veículos da pista de rolamento para garantir o direito de ir e vir do cidadão, “o que tem acontecido de modo pacífico em diversos pontos de concentração dos caminhoneiros”. Ainda conforme a nota, as escoltas serão realizadas principalmente para os veículos com cargas de insumos para tratamento de água, remédios, produtos perecíveis, ração animal e combustíveis.

Conforme a PRF, há 25 pontos de bloqueio no Estado, sendo sete na BR-163, importante via de escoamento da safra agrícola brasileira, nos quilômetros 119, em Rondonópolis, 593, em Nova Mutum, 691, em Lucas do Rio Verde, 821, em Sinop, 746, em Sorriso, 750, em Sorriso, e 1065, em Guarantã do Norte.

Segundo a Rota do Oeste, apenas na BR-163, em Mato Grosso, são registrados 12 pontos de interdição ao longo dos 850,9 quilômetros sob a responsabilidade da concessionária e distribuídos pelas regiões Sul (Rondonópolis – km 95 e km 119) e Norte (Nova Mutum – km 593 e km 601 -, Lucas do Rio Verde – km 686 e km 691-, Sorriso – km 746 e km 750 – e Sinop – km 821).