Economia

Emater-RS diz que colheita da soja atinge 27% da área, ainda com atraso ante 2020

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

Os trabalhos estão atrasados ante igual período de 2020 (56%) e a média das safras 2015 a 2019 (45%) (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)

São Paulo, 5 – A colheita de soja 2020/21 atingiu 27% da área na semana passada, um avanço de 17 pontos porcentuais ante a semana anterior, informou a Emater-RS/Ascar, em relatório semanal. Os trabalhos estão atrasados ante igual período de 2020 (56%) e a média das safras 2015 a 2019 (45%).

Segundo a Emater, as culturas de verão apresentam bom desenvolvimento, beneficiadas pelo clima favorável, com umidade e calor. “A maturação das lavouras foi favorecida pela umidade; no entanto, tal condição reduziu e mesmo suspendeu os trabalhos de colheita”, disse a empresa. Outros 39% estão em fase de maturação, 31% em enchimento de grãos e apenas 3% em floração.

+ Na Argentina, colheita de milho alcança 7,9% da área; 1% da soja foi colhida

No caso do milho, a colheita atingiu 70% da área, ante 65% na semana anterior. Os trabalhos estão à frente de igual período de 2020 (66%) e da média de 2015 a 2019 (61%). Segundo a Emater, as chuvas da última semana beneficiaram novamente as lavouras do cereal. “Áreas colhidas mais ao Sul do Estado apresentam boas produtividades.” Outros 14% estão fase de maturação, 12% em enchimento de grãos e 4% em floração.

A colheita de arroz alcançou 57% da área, avanço de 17 pontos porcentuais na comparação semanal, mesmo com alguns dias de chuva que paralisaram a atividade. Outros 39% estão em fase de maturação e 4% em enchimento de grãos. “Na maioria das regiões rizícolas, a produtividade dessa safra será maior que a estimada inicialmente. O grão colhido é de boa qualidade”, disse a Emater.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?