Tecnologia

Embrapa e UPF lançam competição de inovação para o segmento de grãos

Crédito: Divulgação

Segundo o coordenador da rede Conecta UPF, Giezi Schneider, os projetos podem focar em áreas como modelos de negócios, produtos, processos ou serviços que fomentem o uso da tecnologia e inteligência artificial no agro (Crédito: Divulgação)

A Embrapa Trigo e a Universidade de Passo Fundo (UFP) lançaram uma competição de inovação para empresas ou startups apresentem ideias para revolucionar o segmento de grãos. O objetivo é que o edital seja aberto em abril e os vencedores, do Inovagrãos, que acontecerá entre 10 e 11 de setembro, ganharão prêmios em dinheiro para alavancar o projeto. O desafio tem apoio do SebraeRS.

“O Inovagrãos será uma competição nacional de ideias, conectando tecnologia, inovação e agronegócio. Nosso principal objetivo é atrair competidores que representem o mercado do empreendedorismo ou startups que tenham ótimas ideias”, conta o analista de TI da Embrapa Trigo Diego Patrício.

+ Startup Agrofy inclui segmento de insumos agrícolas em seu marketplace
+ Startups apresentam serviços inovadores para o agronegócio no TechStart 

Segundo o coordenador da rede Conecta UPF, Giezi Schneider, os projetos podem focar em áreas como modelos de negócios, produtos, processos ou serviços que fomentem o uso da tecnologia e inteligência artificial no agro.

Além disso, também podem se relacionar com temas como smart farms, robótica, agricultura de precisão, IoT, inteligência artificial, aplicativos, técnicas de melhoramento, biotecnologia e nanotecnologia.

As ideias serão analisadas por uma banca formada por profissionais das áreas de TI, agronomia e empreendedorismo, que deverão indicar as 10 finalistas que serão apresentadas durante o evento.

“Nossa ideia é envolver grandes empresas que vão ajudar a financiar o evento e depois vão ajudar a dar continuidade nas negociações para que essas soluções não fiquem só no campo das ideias e se transformem em soluções práticas que vão a campo mesmo”, explicou Schneider.