Tecnologia

Empraba lança app que mostra o desempenho do rebanho leiteiro

Crédito: Rafael Rocha / Divulgação / Embrapa

Tecnologia é gratuita e pode criar a rotina de monitorar a produtividade (Crédito: Rafael Rocha / Divulgação / Embrapa)

A Embrapa de Rondônia, em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), desenvolveu um aplicativo para auxiliar no diagnóstico produtivo de fazendas leiteiras. Batizado de +Leite, o software é gratuito e está disponível para dispositivos com sistema Android.

O objetivo do programa é fazer um diagnóstico da eficiência zootécnica da propriedade leiteira. No app, o técnico irá registrar algumas características do rebanho como data de parto ou estágio de lactação e escore de condição corporal.

+ Aquisição de leite cai 0,9% no 4º tri de 2019 ante o 4º tri de 2018, diz IBGE
+ PIB do agronegócio cresceu 2,4% de janeiro a novembro de 2019, dizem CNA e Cepea
+ Agricultura abre consulta pública para criar regulamento técnico do soro de leite

Os pesquisadores desenvolveram modelos matemáticos que, com essas informações, criam índices capazes de estimar o uso do potencial produtivo da propriedade.

O usuário precisará de internet apenas para baixá-lo, já que funcionalidades ficam disponíveis no modo off-line. O aplicativo é indicado para fazendas de todos os tamanhos.

Os dados devem auxiliar o produtor na tomada de decisão em relação ao manejo nutricional e reprodutivo do rebanho. Cada animal cadastrado no aplicativo tem a sua própria página com as orientações para melhorar a produtividade e uma classificação de eficiência que vai de zero a um, em que zero é péssimo e um é excelente.