As maiores empresas dos EUA estão se desfazendo de ativos atrelados à Libor antes do fim do ano, prazo estabelecido para encerramento das operações com a taxa de referência.

A fabricante de veículos esportivos Polaris recentemente selecionou a alternativa preferida de Wall Street, a Secured Overnight Financing Rate (SOFR), como sua nova taxa de referência para fornecer financiamento de estoque para revendedores de veículos como parte de um negócio que administra com o Wells Fargo.

O diretor financeiro da Polaris, Bob Mack, disse que a empresa prefere a SOFR em relação a outras opções porque é amplamente aceita pelos reguladores. A empresa trabalhou em junho com vários bancos para incluir uma linguagem semelhante para uma expansão da linha de crédito de US$ 300 milhões, disse ele, também parte de seu afastamento da Libor.

A mudança para alternativas vem antes de um prazo de fim de ano para acabar com o uso da Libor, que caiu em descrédito após um escândalo de manipulação. Embora os fundos de hedge e gestores de ativos tenham sido mais rápidos em eliminar a Libor, as empresas americanas foram mais lentas para escolher um substituto. Alternativas a SOFR também surgiram, o que gerou hesitação entre algumas empresas em selecionar um único benchmark.

Alguns tesoureiros e investidores corporativos preferem essas alternativas porque se assemelham à Libor, tornando a transição mais fácil do ponto de vista operacional e de sistemas. “Adicionamos um pouco de flexibilidade no caso de, por algum motivo, de outro padrão ganhar popularidade em relação ao SOFR”, disse o diretor financeiro da Polaris, Bob Mack.