Sustentabilidade

Encontro vai discutir sobre o Programa Produtor de Água

Encontro vai discutir sobre o Programa Produtor de Água

Em comemoração Dia Mundial da Água, em 22 de março, a Prefeitura de Guaratinguetá, juntamente com a Fundação Espaço ECO e parceiros – BASF, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), ANA (Agência Nacional de Águas), SAEG (Companhia de Serviços de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá) e Secretaria de Agricultura de Guaratinguetá – realizam no Salão São Libório, da Fazenda Esperança, em Guaratinguetá – SP, o “Encontro de Produtores de Água”.

O evento trará atividades sobre a Conservação do Solo e Restauração Florestal e sua relação com a produção de água.  Entre os temas abordados está a palestra “Diferentes maneiras de recuperar a Mata Atlântica para melhorar a produção de água”, a ser ministrada por Nino Amazonas, Analista de Gestão para Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO. Ele explica que: “o objetivo do tema é mostrar que não existe apenas uma forma de se restaurar a Mata Atlântica e sim várias; e que, por meio dessas diversas ações, é possível melhorar a qualidade de água”.

Outro tema a ser abordado é “A Conservação do Solo e a Produção de Água”. Além das apresentações, o encontro terá a entrega dos mapas para planejamento das ações para pagamento por serviços ambientais.”

Para o diretor do Complexo Químico da BASF em Guaratinguetá, Patrick Silva, “essa iniciativa fortalece a estratégia de Engajamento Social da BASF no município e reforça o compromisso com a atuação socioambiental da companhia. O Programa Produtor de Água é um dos principais projetos ambientais apoiados pela BASF em Guaratinguetá e, para nós, celebrar o Dia Mundial da Água com este evento é motivo de significativo orgulho”, afirma.

O encontro reunirá mais de 20 convidados entre produtores locais e parceiros. Essa iniciativa tem o intuito de incentivar a proteção da qualidade e disponibilidade de água nas bacias hidrográficas do Município de Guaratinguetá, sendo prioritária a bacia hidrográfica do Ribeirão Guaratinguetá, por ser o manancial responsável pelo abastecimento de aproximadamente 90% da população do município.