São Paulo, 9 – A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse na noite desta quarta-feira (8) que sua pasta está trabalhando para tentar antecipar o Plano Safra 2020/21. “Estamos trabalhando, mas com toda a demanda que tem hoje na Economia (no Ministério) não é fácil antecipar o Plano Safra”, advertiu.

Entretanto, ela disse que a antecipação “seria bem-vinda” porque traz previsibilidade para os produtores para o próximo ciclo, cujo plantio começa em setembro. “Isso está em discussão, se vai ser ou não antecipado. Há muitos pleitos de todas as áreas no governo, e não só da Agricultura. Estamos discutindo isso há um bom tempo, mas precisa bater o martelo.”

+ Safra 2020 será de 245,2 milhões de toneladas e 1,5% maior ante 2019, diz IBGE
+ Safra pode superar 250 milhões de toneladas, apesar de pandemia
+ Produção de grãos na safra 2019/20 deve ser recorde de 251,8 mi de t, diz Conab

A ministra lembrou, ainda, que normalmente o Plano Safra é lançado em junho, mas que a antecipação desse dinheiro “traria previsibilidade para o mercado e os produtores”.

A ministra disse, ainda, que pretende ampliar os recursos para a subvenção ao prêmio do seguro rural, que na atual safra ficou em R$ 1 bilhão – ante R$ 600 milhões do ciclo 2018/19. “Queremos um pouco mais”, disse, sem porém especificar quanto.