Estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, revelou que a planta local dendrocnide, que significa “árvore com ferrão”, conhecida como gympie-gympie, possui um veneno parecido com o de escorpiões.

A substância é capaz de provocar dores torturantes por semanas em seres humanos. A espécie pode ser encontrada na Austrália desde a região de Northern Rivers em New South Wales, até a ponta de a Península do Cabo York.

+ CSL faz acordo com governo australiano para fornecer possível vacina contra covid
+ Austrália: PIB recua 7% no 2º trimestre e marca a primeira recessão em 29 anos

“As espécies australianas de árvores com ferrão são particularmente notórias por produzir picadas terrivelmente dolorosas, que, ao contrário de seus parentes europeus e norte-americanos, podem causar sintomas que duram dias ou semanas”, disse, em nota, um dos pesquisadores.

Embora venham de uma planta, o veneno é semelhantes às toxinas das aranha e escorpiões nas suas estruturas moleculares. A ação da planta também tem como alvo os mesmos receptores de dor.

A equipe de pesquisa espera utilizar os dados para ampliar o conhecimento sobre como funcionam os nervos sensores da dor e contribuir para o desenvolvimento de novos analgésicos. Confira no vídeo abaixo (em inglês):