São Paulo, 20 – A fabricante de agroquímicos FMC Corporation, dos Estados Unidos, concordou em pagar uma multa de US$ 1 milhão por supostamente ter violado regulamentações federais para pesticidas, disse a Agência de Proteção Ambiental do país (EPA, na sigla em inglês). A maior parte das violações está relacionada a anúncios do produto “Stallion Insecticide” que omitiram o aviso de “uso restrito”. O inseticida é usado em várias lavouras, como de alfafa e girassol.

“Esse acordo vai ajudar a garantir que consumidores recebam e sigam importantes informações nos rótulos sobre o uso seguro desse produto agrícola”, disse o administrador regional da EPA Cosmo Servidio. “A EPA se esforça para garantir que pesticidas sejam corretamente registrados, embalados e rotulados para proteger a saúde e a segurança.”

O aviso de “uso restrito” significa que o inseticida só pode ser usado por um aplicador certificado ou por alguém sob sua supervisão. O rótulo do produto continha o aviso, mas ele foi omitido em vários anúncios impressos, online e em malas diretas enviadas a agricultores e varejistas.