No mundo dos leilões

Expoentes do nelore

Expoentes da raça se reúnem em noite de gala

Crédito: Divulgação

Elite: grupo de criadores vai vender o melhor de seus rebanhos (Crédito: Divulgação)

O Elo da Raça é um dos principais remates do calendário do nelore. Para ele, grandes nomes da pecuária nacional se reúnem para mais uma vez na Expozebu, em Uberaba (MG). No dia 30/4, o criador Jonas Barcelos abre as porteiras da Chácara Mata Velha, junto com os promotores Eduardo Biagi, da Carpa Serrana; Ronan Eustáquio, da fazenda Baluarte; Hélio Oliveira, da HRO Empreendimentos; Jaime Pinheiro, da Agropecuária Vila dos Pinheiros; José Carlos Prata Cunha, da fazenda Fortaleza, e João Carlos Di Gênio, da fazenda Di Gênio. A apresentação dos animais começa no dia 29/4 à partir das 16h. No dia do evento, que começa às 21h, a transmissão será do Canal Rural.

Noite dos Campeões
Tradição e recordes de pista

Breeze FIV Sabiá: uma jovem doadora que estará à venda
Breeze FIV Sabiá: uma jovem doadora que estará à venda (Crédito:Divulgação)

As fazendas do Sabiá, Guadalupe e o grupo Monte Verde formam o time de peso para o 33º leilão Noite dos Campeões. Nelore de pista, doadoras e um reprodutor serão ofertados no remate. Entre os destaques estão Breeze FIV Sabiá, uma filha de Bitelo DS com Beluga. Também vão para a pista Chiara, uma filha de Rhenno com Samma, e Vivic Monte Verde, filha de Alarme com Obirah. Nero de Naviraí, touro de central, será o único reprodutor ofertado. No Dan Inn Hotel, em Uberaba (MG), dia 2/5, 21h, com o Canal Rural.

Noite do Nelore Nacional
Um palco de expressão racial

Cláudia e Alfredo:  anfitriões na tradicional noite nelorista
Cláudia e Alfredo:
anfitriões na tradicional noite nelorista (Crédito:Divulgação)

Os criadores Cláudia Junqueira e Alfredo Zanlutti promovem a 29ª edição do Noite do Nelore Nacional. Serão ofertados os melhores lotes de fêmeas elite e doadoras dos dois promotores e também de alguns convidados. Entre os destaques estão uma filha de Parla FIV AJJ, além de Barcelona FIV do Paraná, que é filha de Izabella FIV VR. Também está prometido um lote surpresa na abertura do remate, uma bezerra, filha da Fathina TE Fort com Kayak. Dia 1/5, 21h, com o Canal Rural.

Raça Forte
Grandes nomes em seleção apurada

Kayak TE Mafra:  touro está entre os destaques da produção nacional
Kayak TE Mafra: touro está entre os destaques da produção nacional (Crédito:Divulgação)

Em sua quarta edição, o leilão Raça Forte é uma das sensações da Expozebu. Reúne grandes nomes da pecuária, como Carlos Alberto Mafra, Cássio Lucenti, Clenon de Barros Loyola Filho, Paulo Golim e Dorival Gibertoni. O grupo venderá doadoras nelore e um touro de central. Entre os destaques estão uma filha da Hamina, mais Marina Cristal e Ametista FIV Ciav, que é uma filha de Basco com Isabela. Também estará no remate Thamara FIV Integral, campeã bezerra jovem da Expoinel Mineira, Briza XVII uma filha de Big Ben com Hasta, e Califórnia FIV GiIber. Dia 3/5, às 21h, em Uberaba (MG), com o Canal Rural.

Nelore Ipê Ouro
Uma seleção com 110 anos de alta produtividade

Arnaldo Borges: apresentando a melhor qualidade de seu rebanho
Arnaldo Borges: apresentando a melhor qualidade de seu rebanho (Crédito:Divulgação)

Arnaldo Machado Borges promove o seu tradicional leilão Ipê Ouro, durante a Expozebu. A oferta será de 20 fêmeas elite, 8 garrotes com potencial para central e repasse, 40 matrizes a campo e ainda haverá uma oferta especial de sêmen de reprodutores em coleta. Entre os lotes, a grande expectativa está na venda do touro Najar FIV Ipê Ouro, reprodutor que faz parte da bateria da ABS Pecplan, além de Alvorada, melhor bezerra da geração 2016. Dia 30/4, 14h, com o Canal do Boi.

Chácara Naviraí
Selecionando e produzindo animais de destaque

Cláudio Carvalho Filho:  leilão de quem produz seleção
Cláudio Carvalho Filho: leilão de quem produz seleção (Crédito:Divulgação)

Com oferta de doadoras, vacas de produção no campo e machos de repasse, o leilão Chácara Naviraí vai mostrar a genética mais atual do criatório nelore da família de Cláudio Carvalho Filho. Serão vendidos animais jovens e fêmeas prenhes. Será a única oferta do ano, de fêmeas com potencial para doadoras. Dia 1/5, 14h, com o Canal Rural, em Uberaba (MG).

Elite Provada
Animais altamente eficientes e funcionais

Os criadores Jairo Machado Carneiro Filho e Eduardo Zago Machado, da fazenda Vera Cruz, vão ofertar animais de genética provada. São embriões, doadoras, touros de central e para repasse. Entre os destaques estão Paraná da Matinha, Gaur da EAO e de Faraó. Dia 5/5, 21h, com o Canal Rural, em Uberaba (MG).

Destaque rural 
Além dos leilões mineiros, concentrados na raça nelore, a temporada conta com destaques de peso, como a oferta de equinos mangalarga e bovinos senepol, angus, brangus, braford e hereford. A agenda terá, também, gado de corte. Confira:

Mangalarga paulista
Venda do melhor expositor nacional

Quartzo JES: venda  de coberturas do melhor reprodutor  da raça
Quartzo JES: venda
de coberturas do melhor reprodutor
da raça (Crédito:Divulgação)

A família Esteves promove o 2º leilão Haras A.E.J e convidados. Serão ofertados 28 lotes, com pacotes de cobertura de garanhões, potras, potros, éguas, embriões de campeãs nacionais e um lote surpresa, inédito da raça mangalarga. Destaque para venda de 50% de Zaga ACF, mãe de grande campeã nacional e da atual bi-campeã nacional progênie de mãe adulta. Dia 6/5, a partir de 10h, com apresentação da tropa. Transmissão às 14h pela internet, no haras A.E.J., em Amparo (SP).

Leilão Revolution
Machos e fêmeas em remate virtual

As cabanhas gaúchas Corticeira, Ave Maria, Cia Azul, Tradição Azul, Rincon del Sarandi e Silência se reúnem em maio para uma grande oferta de animais. Serão 500 touros de campo e 500 fêmeas das raças angus, brangus, braford e hereford. As fêmeas são jovens e todas prenhes. O remate é uma prévia do quem vem pela frente, na grande temporada das vendas de primavera, que ocorrem a partir da realização da Expointer, em Esteio (RS). Em Porto Alegre, dia 7/5 das 10h às 19h, com o Canal Rural.

Celebration Grama
Comemorando 18 anos de seleção 

Trio: os clones da marca Grama Senepol
Trio: os clones da marca Grama Senepol (Crédito:Divulgação)

Para comemorar 18 anos de trabalho, a marca Grama Senepol promove dois leilões, em 21/4 e 22/4. No primeiro, a oferta será de 21 doadoras. No seguinte serão vendidos 50% de um clone, do total de três à venda. Em Lins (SP), sendo o primeiro remate às 21h, e o segundo, às 14h. Ambos com o Canal Rural.

Megaleilão Progênie Alta
Circuito de gado de corte

O circuito Progênie Alta, no próximo período, vai ofertar três mil animais por etapa. Em 9/5, ele acontece nos Estados de MS, PR, RJ e SP. No dia 30/5 será no MA, MT, PA e RO. E em 12/6, em GO, MG e TO. Irão à pista bezerros desmamados, filhos de touros provados e de resultado superior. Todos às 21h, com o Canal Rural.