Evento

Expozebu 2019 vai comemorar os 100 anos da ABCZ

Expozebu 2019 vai comemorar os 100 anos da ABCZ

A 85ª ExpoZebu (Exposição Internacional das Raças Zebuínas) foi lançada em Uberaba (MG), nesta terça 13. Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a edição deste ano vai comemorar 100 anos da entidade. Para mostrar a agenda do evento, presidente da ABCZ, Arnaldo Manoel Machado Borges, junto com sua diretoria, recebeu criadores e autoridades. A feira acontece de 27 de abril e 5 de maio, com um público estimado de 280 mil pessoal para as atrações programadas para o parque Fernando Costa, 20% acima de 2018. Esse público terá à disposição uma série de shows populares, praças de alimentação e atrações diversas, como  Zeibuzada, um prato que será preparado pelo chefe Allan Vila, no qual o ingrediente principal serão 6 toneladas de carne de zebu. O preparo será acompanhado por fiscais do Guiness Book e deve bater o recorde mundial de 4,7 toneladas registradas nos Emirados Árabes no fim do ano passado. O  centenário da ABCZ merece uma grande comemoração e estamos imbuídos desse propósito”, diz  Borges.

A movimentação financeira prevista é de R$200 milhões, ante R$176 milhões registrados em 2018. Parte desse volume deve vir dos 33 eventos comerciais para a venda de genética, entre leilões e vendas diretas, os chamados shoppings de animais. No ano passado foram realizados 28 eventos. “Temos um cenário econômico melhor e isso deve se refletir nos negócios”, afirma Borges. “Além disso, estamos esperando uma presença significativa de estrangeiros interessados na nossa genética.”

Mas, para os criadores de raças zebuínas, a atração principal ainda continua sendo os julgamentos, avaliações e o concurso leiteiro. Ser premiado nas pistas de Uberaba é um passaporte para o mercado de genética de elite. Cerca de 1,4 mil animais das raças nelore, brahman, tabapuã, sindi, guzerá e gir estarão presente. Além das tradicionais,  entra no calendário deste ano a  raça Punganur.

Os animais são conhecidos por possuírem pelagem, formato de cabeça e rusticidade muito parecidos com os de outras raças zebuínas já difundidas no Brasil, mas apresenta grande diferença no porte físico já que mesmo depois de adultos, normalmente, não passam de um metro de altura. O registro da raça, com o objetivo de preservação, foi aprovado pelo Conselho Deliberativo Técnico da ABCZ e autorizado oficialmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A primeira marcação está prevista para o dia 2 de maio, às 8h, no Recinto de Avaliação do Parque Fernando Costa.

Para a abertura oficial do evento são esperadas as presenças do presidente Jair Bolsonaro e da ministra da Agricultura Teresa Cristina. A ministra será uma das homenageadas com o “Mérito ABCZ”, um reconhecimento público de personalidades e entidades.