Para monitorar, em tempo real, o humor, a saudabilidade e a produtividade do rebanho, a Huawei desenvolveu sensores com a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) que poderão ser colocados nas cabeças dos animais. A empresa fechou uma parceria com a Embrapa e com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) para que, juntos, monitorem um grupo de 32 animais que vivem em pasto de 18 hectares no sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em Campo Grande (MS). O objetivo da iniciativa é melhorar a gestão e a produção de bovinos no modelo sustentável.

APP
Melhores práticas

Rodrigo Ferrão

Desenvolvido para facilitar o gerenciamento de dados e dar mais velocidade e segurança aos processos financeiros e administrativos para produtores de cevada, o Portal Agro acaba de ser lançado pela Ambev. A plataforma, já testada por produtores do Sul do País, também conta com outra solução, o aplicativo Smart Barley. O app reúne agricultores do Brasil e de outros países para a troca de experiências e boas práticas, além do compartilhamento de dados agronômicos. A meta da Ambev é alcançar 100% de produtores parceiros até 2023.

Conectividade
Mato-Grosso on-line

É fato que a pandemia acelerou o processo de digitalização dentro e fora da porteira. No Mato Grosso, estado com a maior produção de grãos e o maior rebanho bovino do País, 86% dos agricultores têm internet em suas propriedades, o que reforça o potencial da região em expandir o uso de tecnologias em prol do aumento da produtividade e melhora da gestão. O insight faz parte da pesquisa “O perfil do agricultor mato-grossense na era digital”, elaborada pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e apoio do Instituto AgriHub. Foram ouvidos 470 agricultores das sete macrorregiões do estado, abrangendo 80 dos 141 municípios. Ainda que as estatísticas possam dar a impressão de que o problema da conectividade está resolvido, o estudo aponta que 89% dos agricultores possuem internet apenas na sede, o que reforça a necessidade de se investir em uma maior cobertura de sinal para impulsionar a adoção de novas ferramentas no campo. Segundo Daniel Latorraca, superintendente do Imea, o levantamento reforça a existência de problemas estruturais que são mais do que conhecidos do agricultor e autoridades. “Temos que avançar em relação à conectividade, canais de comunicação, dados de clima e monitoramento da produtividade, por exemplo”, disse. De acordo com o estudo, o WhatsApp também se consolidou como o principal canal de troca de informações, passando de 27% de representatividade no cenário pré-pandemia para 38%. Já as feiras presenciais, que serviam como ponto de encontro, sofreram queda de 97%, passando de 25% para apenas 0,25% de participação.

Rentabilidade
Revendas capitalizadas

Oferecer condições financeiras diferenciadas e mais competitivas às revendas agrícolas de insumos é o objetivo da parceria da Koppert com a fintech Pag-Agro. Com as operações conjuntas, iniciadas em setembro, elas pretendem facilitar o acesso ao crédito com taxas de juros atrativas e disponibilidade rápida, além de descontos para a compras de insumos da Koppert à vista.

Logística
Frete na palma da mão

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A Everlog, startup paulistana de gestão de logística, recebeu um aporte de multifundos de aproximadamente
R$ 1,5 milhão. A rodada de investimento foi liderada pela Cedro Capital, com a participação da 100 Open Angels e do fundo australiano Artesian. O valor será destinado à criação de uma plataforma de compra de fretes que fornecerá aos embarcadores acesso direto aos transportadores e principais aplicativos de carga do mercado.

Em casa
Horta Inteligente

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Para aqueles que desejam cultivar temperos em casa, a Brota Company acaba de lançar uma nova geração de hortas inteligentes com iluminação artificial. O sistema proporciona 16 horas ininterruptas de luz diária e desligamento automático, além de duas vezes mais eficiência no tempo de crescimento. Com o lançamento, a greentech espera alcançar 25 mil clientes e um faturamento entre R$ 7 milhões e R$ 10 milhões até o fim de 2021.

Estratégia
Hortifrúti digital

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Por R$ 2,1 bilhões, a Americanas anunciou a compra da rede de hortifrúti Natural da Terra. De acordo com a companhia, a aquisição faz parte da estratégia de impulsionar a recorrência de compras virtuais. O Natural da Terra está presente em quatro estados (RJ, SP, MG e ES), somando 73 lojas e com vendas on-line representando 16% do faturamento. Nos últimos 12 meses, terminados em junho, a rede de hortifrúti teve receita bruta de R$ 2 bilhões. A conclusão da aquisição ainda depende da autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Biotecnologia
Soja mais resistente

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Com o intuito de aumentar a produtividade da soja no campo, a Corteva Agriscience lançou o Sistema Enlist®. A nova opção de biotecnologia para sementes da oleaginosa oferece genética de alta performance para o manejo de plantas daninhas e lagartas, com tolerância ao Enlist Colex-D (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio. No Brasil, o plantio das sementes teve início na safra 2021/2022 com 14 variedades. Na temporada 2022/23, contará com 33 variedades.