São Paulo e Sorocaba, 21 – A cidade de São Paulo registrou nesta segunda-feira, 21, a madrugada mais fria do ano. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) os termômetros registraram em média 8°C e os bairros mais gelados foram Capela do Socorro, na zona sul com 3,2°C e Perus na zona norte, com 5°C.

O ar frio e seco de origem polar continua atuando sobre a região durante esta semana, que terá predomínio de sol ente poucas nuvens a céu claro. Nesta segunda-feira a temperatura máxima prevista é de 21°C, enquanto as taxas de umidade do ar variam entre 32% e 85%.

Em Itapeva, no sudoeste paulista, as primeiras geadas do ano, nesta madrugada, atingiram pomares de laranja e lavouras de milho safrinha, mas ainda não havia informação sobre os prejuízos. A geada atingiu também as plantações de banana em encostas de morros no Vale do Ribeira, maior região produtora do Estado.

A frente fria também derrubou a temperatura e causou a formação de geadas em outras regiões do Estado de São Paulo. Em Campos do Jordão, a temperatura chegou a -0,3 grau, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).