Economia

Governo autoriza 100 mil toneladas de milho para venda em balcão pela Conab

Governo autoriza 100 mil toneladas de milho para venda em balcão pela Conab

São Paulo, 31 – O governo autorizou a venda de até 100 mil toneladas de milho em grãos para atendimento aos pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, ovinos e caprinos por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A medida, anunciada por meio da Resolução nº 3 com data de 15 de outubro, foi publicada nesta quarta-feira, 31, no Diário Oficial da União (DOU), determinada pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep). O volume é válido para a venda em todo o País, nas unidades da Conab que operam o Programa de Vendas em Balcão (ProVB), informa a estatal em comunicado.

Conforme a Conab, os limites para compra permanecem os da resolução de fevereiro de 2018, que estabelece 10 toneladas para as regiões Nordeste e Norte, e de 14 toneladas para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul por beneficiários/mês. Já o preço para a venda será baseado nos valores do mercado atacadista local.

A estatal explicou no comunicado que a venda dos estoques de milho pelo ProVB só pode ocorrer com a autorização do Ciep, mas com a grande demanda pelo milho da Conab no programa ao longo deste ano, a companhia já havia atingido o limite máximo de venda que havia sido autorizado anteriormente, de 200 mil toneladas.

Com esta nova autorização do Ciep, a Conab retomará as operações em todo o País. A companhia já programou novas operações de frete para dar continuidade ao abastecimento de milho no País, dando prioridade às regiões que têm forte demanda ou que estejam com os estoques reduzidos.