O governo federal emitiu hoje (28) alerta de chuvas intensas que devem ocorrer no próximos dias nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo os órgãos envolvidos no monitoramento do tempo, enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra podem ocorrer até quarta-feira (4) em decorrência de tempestades.

De acordo com o órgãos federais, as informações foram remetidas para as Defesas Civis dos estados, que deverão tomar as providências preventivas cabíveis, como alertar pessoas que vivem em áreas de risco de desabamento sobre rotas de fuga e como buscar pontos seguros no caso de confirmação de desastres.

+ Chuvas de fevereiro provocam perdas de R$ 203 milhões no Sudeste
+ Capital paulista tem maior volume de chuvas para fevereiro em 77 anos
+ Conab: chuvas diminuem oferta de hortaliças e preços sobem no atacado em janeironbsp;

Chuvas em São Paulo
Um homem tira fotos de uma rua inundada após fortes chuvas no bairro Butanta, em São Paulo, em fevereiro. Fortes chuvas podem coltar a ocorrer em março REUTERS / Rahel Patrasso/Direitos Reservados

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Defesa Civil tem um serviço de alerta de desastres naturais que funciona por meio de mensagens de texto (SMS) no celular e mensagens nos canais de TV por assinatura. Para fazer o cadastro, é preciso enviar um SMS com cep do local para o número 40199. Em seguida, o cidadão receberá outro SMS com a confirmação do cadastro. Nas TVs, a mensagem aparecerá automaticamente na tela do aparelho. O serviço é grátis.

O monitoramento das chuvas é realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além de mais dois órgãos que analisam riscos de desastres naturais.

Governo emite alerta de tempestades no Sudeste para os próximos dias