Tecnologia

Hereford e Braford em sumários

A edição do SUMÁRIO CONEXÃO DELTA G 2019 já está disponível no site www.gensys.com.br para consulta e, durante a Expointer 2019, estará circulando a versão impressa.

As informações genéticas de 21 características de interesse econômico e seus Índices Desmama e Final para 325 touros Hereford e Braford foram geradas com a participação de 84 rebanhos, entre ativos e inativos, e aproximadamente 600 mil animais, entre produtos, vacas e touros.

Do total dos reprodutores, 76% são originários dos rebanhos participantes da Conexão Delta G, sendo que mais de um terço estão ranqueados entre os 10% melhores, e mais de 80% são positivos em relação à média da base histórica. Isso demonstra a qualidade dos animais selecionados dentro da Conexão Delta G ao longo dos anos.

Seguem sendo apresentadas, também, as DEPs genômicas para características de adaptação – Resistência ao Carrapato, Comprimento do Pelo ao Desmame, Comprimento do Pelo ao Sobreano e Pigmentação Ocular, características que visam auxiliar os criadores na identificação de reprodutores mais adaptados às diferentes condições ambientais nas quais é desenvolvida a pecuária de corte brasileira. Esses dados são frutos de um trabalho realizado em parceria entre a Conexão Delta G, Embrapa e GenSys Consultores Associados, com o apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford.

Touros de origem ou propriedade de integrantes da Conexão Delta G com sêmen disponível em centrais de inseminação estão assinalados. É apresentada, ainda, a agenda dos remates da temporada.