Os preços dos produtos hortifrutícolas apresentaram a maior deflação no primeiro bimestre dos últimos três anos. Segundo o IPPA/Cepea (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários), a média dos preços desses itens encolheu 15,4% no acumulado entre janeiro e fevereiro, contra o fim de dezembro. Naquele mês, o IPPA geral deflacionou 1,64%. As variações são nominais.

A inflação é apurada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).

+ PIB do agronegócio teve expansão de 3,81% em 2019
+ População ocupada no agronegócio alcança 18,3 mi de pessoas em 2019, diz Cepea 

Fazem parte do indicador a cenoura, mamão, melancia, tomate, banana, uva, batata, os citros, manga, melão, cebola, maça e as folhosas.

Em fevereiro, o grupo hortifrutícolas, dentro do IPPA, registrou queda de 5,8% frente a janeiro. A maior pressão negativa veio do tomate, da banana e da uva, segundo o Cepea.

Já os preços agropecuários em geral, mensurados pelo IPPA, variaram pouco entre janeiro e fevereiro. Mas para sentido oposto, com alta nominal de 0,8%.