Notícias

IBGE fará pesquisa semestral sobre inovação Industrial em parceria com a ABDI

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta quinta-feira, 8, que lançará uma versão semestral da Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica, a Pintec, que atualmente tem periodicidade trienal.

O projeto da Pintec Semestral, fruto de uma parceria do órgão com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), prevê sete divulgações ao longo de 50 meses de trabalho, prazo de vigência do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o IBGE e a entidade empresarial.

Os trabalhos devem começar já no segundo semestre de 2021, através de dois testes-piloto, que antecederão as rodadas regulares de coletas de informações. A primeira divulgação oficial da Pintec Semestral está prevista para ocorrer ao fim de 2022.

Em nota, o IBGE informa que se encarregará da definição do plano amostral, elaboração do questionário, capacitação dos agentes e supervisores de pesquisa, além da coleta e análise dos dados. A ABDI entrará com o financiamento de parte do projeto e o acompanhamento técnico dos trabalhos.

A Pintec Semestral levantará informações referentes ao investimento empresarial em ciência, tecnologia e inovação de empresas industriais instaladas em território brasileiro que tenham 100 ou mais empregados. A Pintec trienal, conduzida pelo IBGE desde o ano 2000, investiga uma amostra mais ampla, empresas com 10 ou mais pessoas ocupadas.

“Os dados, quando divulgados, irão subsidiar a implementação, aperfeiçoamento e monitoramento de políticas públicas e estratégias das empresas”, diz o IBGE, em nota distribuída à imprensa.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?