Notícias

IBGE: safra de milho deve alcançar 99,5 milhões de t, alta de 1,1% ante agosto

Rio, 10/10 – A produção recorde de milho esperada para este ano será ainda maior do que o previsto, segundo os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de setembro, divulgado nesta terça-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com novo ajuste positivo na estimativa de área colhida e no rendimento médio da segunda safra, a produção nacional de milho deve alcançar 99,5 milhões de toneladas em 2017, um aumento de 1,1% em relação ao estimado em agosto.

A segunda safra de milho deve totalizar 68.4 milhões de toneladas. Em Goiás e no Paraná, o rendimento médio do milho de segunda safra caiu 3,3% e 1,6%, respectivamente. O impacto nas estimativas de produção dos dois Estados somou 479,2 mil toneladas a menos do que o previsto em agosto.

O movimento, porém, foi compensado pelo crescimento em 1,2 milhão de toneladas na produção de Mato Grosso, graças à revisão de 3,2% no rendimento médio estadual. Também houve crescimento no mês de 352,3 mil toneladas em São Paulo, após revisão de 12,4% no rendimento médio e de 3,7% na área colhida no Estado.

A produção de milho de primeira safra também aumentou em 0,3% em setembro, estimada em 31,2 milhões de toneladas, com revisões nas estimativas do Paraná (0,9%) e de São Paulo (2,3%).