• IstoÉ
  • IstoÉ Dinheiro
  • Dinheiro Rural
  • Menu
  • Motorshow
  • Planeta
  • Select
  • Gente
  • GoOutside
  • Hardcore
Assine
Anuncie
Capa da edição atual da revista
Edição da SemanaNº 185 08.04Leia mais
Istoé Dinheiro Rural
MenuMenu
FECHAR
Capa da edição atual da revista
Edição da SemanaNº 185 08.04Leia mais
  • Home
  • Últimas notícias
  • Economia
  • Negócios
  • Carreira
  • Estilo no campo
  • Tecnologia
  • As melhores da Dinheiro Rural
  • Siga-nos:Facebook
Notícias24/01/2022

Ibovespa não acompanha NY no fim e cai 0,92%, a 107,9 mil pontos

Estadão Conteúdo
Texto por:Estadão Conteúdo24/01/22 - 18h50min

Ao contrário do visto na semana passada, quando o Ibovespa conseguiu sustentar ganhos mesmo na contramão do exterior, nesta segunda-feira, a referência da B3 se manteve no negativo ao longo da sessão, refletindo o aumento da aversão global a risco em semana que reserva a decisão de política monetária do Fed, o BC americano, na quarta-feira. Como pano de fundo, o temor de que um conflito militar possa vir a ocorrer entre Rússia e Ucrânia, em tensão geopolítica que envolve ainda Estados Unidos e Europa ocidental.

Ainda assim, preservando até aqui ganho de 2,97% no mês, o Ibovespa limitou as perdas na reta final da sessão, marcada por virada, para o positivo, de Dow Jones (+0,29%), S&P 500 (+0,28%) e Nasdaq (+0,63%) no encerramento.

Aqui, a referência da B3 fechou em baixa de 0,92%, a 107.937,11 pontos, entre mínima de 106.624,28, menor nível intradia das últimas quatro sessões, com perda então de cerca de 2%, e máxima de 108.948,16, quase idêntica à abertura aos 108.941,15 pontos.

O giro financeiro foi de R$ 35,1 bilhões, em dia no qual as perdas em Nova York chegaram a superar, durante a sessão, 4% (Nasdaq) e o petróleo teve ajuste negativo em torno de 2%.

Na Europa, o Stoxx 50 registrou queda superior a 4%, refletindo não apenas a expectativa pelo Federal Reserve e a tensão geopolítica, mas também os índices de atividade (PMI) da zona do euro e do Reino Unido, piores do que o esperado, observa em nota a equipe de Research e Estratégia da Terra Investimentos.

Em desdobramento negativo para a percepção de risco sobre a evolução dos eventos no leste europeu, o governo americano determinou que famílias e parte dos diplomatas em Kiev, capital da Ucrânia, deixem o país devido à persistente ameaça de intervenção militar russa, acrescenta a Terra.

"Na semana passada, os índices americanos tiveram seu pior desempenho desde março de 2020, no início da pandemia, com perda de 5,7% considerando apenas o S&P 500", diz Rodrigo Franchini, sócio da Monte Bravo Investimentos. "A preocupação quanto a juros mais altos nos Estados Unidos vem num momento em que os resultados trimestrais de diversos setores não vieram a contento", acrescenta.

Esta semana, contudo, concentra parte relevante dos resultados trimestrais a serem anunciados nos Estados Unidos, com destaque para nomes de elevada capitalização de mercado, como Microsoft, na terça, Tesla, na quarta-feira, e Apple, na quinta, observam em relatório a estrategista de ações Jennie Li e os analistas internacionais Vinicius Araujo e Rafael Nobre, da XP.

Segundo eles, "64 empresas do S&P 500 divulgaram (resultados) e 78% delas vieram com lucros acima das expectativas, semelhante à temporada do 3º trimestre de 2021".

No entanto, alguns nomes e segmentos relevantes decepcionaram. "Além dessa pressão sobre a política monetária, também teve a divulgação dos bancos. Dos números do último trimestre, os bancos vieram pior do que no ano anterior, e também afetaram o mercado", aponta Pietra Guerra, especialista em ações da Clear Corretora, acrescentando entre as surpresas negativas a Netflix, na última sexta, quando fechou em queda de 22%, com números abaixo do esperado e projeção de desaceleração do crescimento.

Assim, desde o último dia 5, quando foi divulgada a ata da mais recente reunião do Federal Reserve, os índices de Nova York, que vinham de máximas históricas, entraram numa espiral negativa, que afetou com maior intensidade o segmento de tecnologia, concentrado na Nasdaq. Na contramão do exterior, o Ibovespa, muito descontado ao longo de 2021, aproveitou o fluxo externo em busca de descontos para tirar parte do atraso. A extensão desse movimento de recuperação na B3, porém, é fator de dúvida em ano eleitoral, normalmente volátil.

"Na quarta, teremos visão clara do que acontecerá em março, teremos a reunião do Fomc (o comitê de política monetária do Fed). A expectativa do mercado é de que não tenha mudança, mas que eles deixarão claro o início do ciclo de alta (de juros)", diz Antonio Carlos Pedrolin, líder de mesa de renda variável da Blue3.

"Aqui no Brasil, o destaque é o Orçamento sancionado por Bolsonaro. O que gera tensão: foi mantido o R$ 1,7 bilhão de reajuste para servidores, podendo se refletir nas curvas de juros. Lembrando também que na sexta os juros tiveram estresse por conta da (discussão de) PEC pra conter a alta dos combustíveis", acrescenta Pedrolin, observando que apesar de itens como IPCA-15, na quarta, Caged, na quinta, e IGP-M, na sexta, a agenda lá fora tende a dar o 'drive' para o mercado local ao longo desta semana.

Na ponta do Ibovespa nesta segunda-feira, destaque para Pão de Açúcar (+7,44%), Marfrig (+4,68%), Braskem (+3,63%), BRF (+3,39%) e Usiminas (+2,40%) Na face negativa, Magazine Luiza (-7,39%), Banco Inter (Unit -7,28%), Banco Pan (-5,88%), IRB (-5,39%), Alpargatas (-5,30%) e Locaweb (-5,11%). Entre as blue chips, o desempenho foi misto no fechamento, com Petrobras (ON +0,17%, PN +0,57%) oscilando para o positivo no fechamento e Vale ON (-1,22%) ainda no negativo. Os grandes bancos também não mostravam sinal único no encerramento, entre os quais Bradesco (PN +2,11%) e Itaú (PN -0,13%).

Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
Bovespa