• IstoÉ
  • IstoÉ Dinheiro
  • Dinheiro Rural
  • Menu
  • Motorshow
  • Planeta
  • Select
  • Gente
  • GoOutside
  • Hardcore
Assine
Anuncie
Capa da edição atual da revista
Edição da SemanaNº 185 08.04Leia mais
Istoé Dinheiro Rural
MenuMenu
FECHAR
Capa da edição atual da revista
Edição da SemanaNº 185 08.04Leia mais
  • Home
  • Últimas notícias
  • Economia
  • Negócios
  • Carreira
  • Estilo no campo
  • Tecnologia
  • As melhores da Dinheiro Rural
  • Siga-nos:Facebook
Notícias27/01/2022

Ibovespa tem máximas com NY, fluxo e commoditeis; Bolsa busca os 113 mil pontos

Estadão Conteúdo
Texto por:Estadão Conteúdo27/01/22 - 11h25min

O Ibovespa busca novas marcas já no início do pregão desta quinta-feira, subindo com força e com valorização da maioria das ações que compõe a carteira, com destaque para papéis de commodities e do setor financeiro. Em Nova York, os índices futuros de ações também ganharam força há pouco, de olho em balanços do quarto trimestre e em dados dos EUA, como o Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre (preliminar).

O PIB norte-americano mostrou que a economia subiu a ritmo anualizado de 6,9% no período, ante previsão 5,5%. O resultado reforça que a atividade americana segue em recuperação firme, corroborando a sinalização do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central do país), Jerome Powell, de que é preciso elevar juros em breve e de forma acelerada. Já os pedidos semanais de auxílio-desemprego dos EUA cederam a 30 mil, para 260 mil, ante projeção de 265 mil.

"Reforça o que Powell falou após a decisão de política monetária ontem, de que a economia vem se recuperando, de que os EUA estão conseguindo melhorar o emprego, que de fato os estímulos podem ser reduzido, e que a economia consegue caminhar com as próprias pernas", avalia

Lucas Carvalho, especialista em Renda Variável na Blue3.

Já no câmbio, o real tem apreciação, à medida que o mercado local segue atraindo recursos externos. "O Brasil já vinha com múltiplos muito atrativos, e isso continua, mostra que a Bolsa brasileira vem sendo bem vista. Isso não é de hoje, mas tem rompido resistências ao longo da semana", afirma Carvalho.

Enquanto o Ibovespa sobe acima de 1% esta manhã, os índices futuros de ações americanos têm alta inferior em sua maioria. E o dólar à vista ante o real cedia 1,30%, a R$ 5,3701, às 11h07.

Ontem, o Fed indicou alta de juros começando em março, como o esperado, porém, as palavras duras de Powell levaram ao entendimento de que o processo se dará de forma mais agressiva, a fim de conter a persistência inflacionária. Já quanto o Brasil, o mercado monitora os riscos fiscais, com a PEC dos Combustíveis no radar e a decisão de governadores de congelar o ICMS dos combustíveis por mais 60 dias. No entanto, o congelamento beneficia as ações da Petrobras e, por tabela, o Ibovespa.

O entendimento do congelamento, explica Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença, é de que a política de preços da estatal está mantida, de que não há interferência política na companhia.

Além disso, a valorização das commodities ampara o Ibovespa para cima. O petróleo sobe na faixa de 1% em Londres e nos EUA, em meio a incertezas das tensões entre Ucrânia e Rússia e expectativas de oferta restrita. O minério de ferro no porto chinês de Qingdao também fechou neste nível (0,81%), a US$ 139,62 a tonelada. Petrobras tinha alta de 1,86% (PN) e de 1,57% (ON), enquanto Vale tinha valorização de 0,30%, no horário citado acima.

Caso a alta desta quinta seja confirmada, o Ibovespa terá o terceiro dia de valorização, caminhando para fechar a semana e o mês com ganhos, ao contrário do visto há um ano. Até o momento, acumula alta semanal de 3,41% e de 7,47% em janeiro.

"Temos de avaliar os dados, ver se o investidor estrangeiro continuará comprando. É preciso monitorar. É o famoso smart money", diz Monteiro.

No âmbito corporativo, os investidores avaliam a precificação das ações para o follow on da Braskem, bem como a notícia de que a Justiça acolheu parcialmente o recurso da PetroRio contra a decisão que a impediu de explorar o bloco de Wahoo na semana passada. Braskem cedia 2,51% e PetroRio subia 1,27%. Já a CSN informou que reduziu o protocolo de emergência da Barragem B2, localizada em Rio Acima (MG), na mina de Fernandinho, para o nível 1, após implementar melhorias de segurança em sua estrutura. As ações avançavam 0,65%.

Às 11h14, o Ibovespa subia 1,15%, aos 112.551,07 pontos, após abertura aos 111.302,93 pontos, que também é a mínima por ora, ante máxima diária aos 112.871,78 pontos (alta de 1,42%).

Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
Bovespa