Economia

Imea: alta do dólar já encarece custo do produtor de soja mato-grossense

São Paulo, 28 – A alta do dólar já se reflete no custo de produção em Mato Grosso, conforme levantamento semanal divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Segundo o instituto, o custo total estimado para o sojicultor do Estado é de R$ 4.014,78 o hectare, alta de 0,52% ante o previsto em março. O custo variável aumentou 0,53%, e o custo operacional teve elevação de 0,51%. Segundo o Imea, houve alta principalmente em fertilizantes. “Este avanço esteve atrelado à variação cambial no período.”

+ Conab contratará frete para retirada de 35,8 mil t de milho de Mato Grosso
+ Frete de grãos em MT sobe de 5% a 8% em alguns trechos com falta de caminhões

Ainda segundo o instituto, os preços do farelo e óleo de soja vêm registrando tendência de queda nas últimas semanas, influenciados pela redução da demanda interna. “O preço do farelo de soja, por exemplo, registrou um pico no final de março, mas já recuou 5,55% desde então”, destacou o Imea. As cotações ainda são mais altas do que no início do ano, ao contrário do óleo de soja, que registra um recuo de 4,71% no período, devido às expectativas de menor consumo de biodiesel no País, após a recente suspensão e remarcação do leilão de biocombustíveis da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O Imea salientou, contudo, que a margem bruta de esmagamento está melhor do que no último ano e os preços dos subprodutos continuam sendo sustentados pela valorização do dólar.

O preço da soja na última semana fechou em R$ 88,16/saca no Estado de Mato Grosso, alta de 2,44%, fundamentada no fortalecimento da moeda norte-americana, segundo o Imea.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?