Economia

Importação de trigo deve somar cerca de 5 milhões de t, prevê Abitrigo

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

Se a produção se consolidar em 8 milhões de toneladas, como projeta a Conab, a importação vai diminuir este ano (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)

São Paulo, 28 – O Brasil deve importar cerca de 5 milhões de toneladas de trigo neste ano, estima o presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Rubens Barbosa. “Se a produção se consolidar em 8 milhões de toneladas, como projeta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a importação vai diminuir este ano. O volume importado tende a ficar menor do que nos anteriores”, disse Barbosa, em coletiva de imprensa no período da tarde da segunda-feira, 27.

Em 2020, o País importou 6,159 milhões de toneladas de trigo, com desembolso de US$ 1,343 bilhão, de acordo com dados do Agrostat – sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro.

+ Associações se dizem contrárias à comercialização de trigo transgênico

Na avaliação de Barbosa, além da produção nacional, o consumo interno tende a se refletir no total adquirido pelos moinhos brasileiros no mercado externo. “O aumento da utilização de trigo para uso animal também vai se refletir na importação”, projetou Barbosa.

Quanto aos preços, Barbosa apontou que a tendência é de que as cotações do cereal continuem mais elevadas do que nos últimos anos.

“É difícil antecipar a tendência, mas os preços já estão mais altos e a rentabilidade dos moinhos vem caindo. O comportamento da produção e as regulamentações dos outros países também influenciam nas cotações”, pontuou Barbosa.

Também presente na coletiva, o presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), Claudio Zanão, afirmou que os preços elevados do cereal afetam a indústria de derivados. “Aumento de preço (do produto final) significa perda de volume. Safra e câmbio vão se refletir no preço nacional”, pontuou Zanão.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?