São Paulo, 18 – O Índice de Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) gaúchos acumulou elevação de 5,83% em março, informou nesta quarta-feira, 18, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Sistema Farsul). As valorizações de 13% nos preços do milho e de 8% na soja foram os principais fatores que contribuíram para o resultado positivo.

Com o desempenho mensal, foi possível registrar 3,45% de aumento no IIPR acumulado em 12 meses, pela primeira vez depois de 14 meses seguidos de queda. A economista do Sistema Farsul, Danielle Guimarães, lembra, porém, que o longo período de baixa reduz o impacto do aumento. “O crescimento em março foi expressivo, mas a base é fraca. Tivemos mais de um ano de queda, o que acontece é uma recuperação dos preços, não um crescimento”, explica ela, em relatório.

Do lado das despesas, Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) registrou a segunda alta mensal consecutiva ao subir 1,21% em março.

O resultado foi puxado pelo segmento de fertilizantes, que ficaram mais caros com a maior taxa de câmbio. Assim como no IIPR, depois de 14 meses, o IICP acumulado em 12 meses também apresentou avanço, de 0,24%. O milho foi destaque com incremento de 0,5% para o indicador de custos.