São Paulo, 23 – O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) no Rio Grande do Sul subiu 0,32% em março, contrariando movimento de queda dos três primeiros meses anteriores. Segundo a Federação da Agricultura do Estado (Farsul), que elabora o índice, apesar da queda nos preços dos fertilizantes, o resultado foi influenciado pelo aumento nos custos dos defensivos agrícolas. No acumulado em 12 meses, o IICP registra alta de 7,32%.

“Os insumos que tiveram forte participação no aumento dos custos de produção foram fertilizantes e agroquímicos, especialmente pela variação cambial. Mas, se os custos no campo apresentam inflação superior ao índice de preço ao consumidor, movimento inverso ocorre na relação entre os preços pagos aos produtores e os praticados nas gôndolas dos mercados”, destacou a Farsul em nota.

Após cinco quedas consecutivas, o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) avançou 1,95% em março, refletindo os preços mais altos da soja, trigo e suínos.

No acumulado em 12 meses o IIPR tem alta de 5,74%.