São Paulo, 22 – O Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa) retoma atividades de campo nesta quarta-feira, 22. Desde meados de março passado o Icasa prestava apenas atendimento remoto via site ou e-mail, por causa da pandemia por coronavírus.

O Icasa acompanha decisão da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidas) na retomada das atividades, nesta quarta-feira, informa o instituto, em comunicado.

+ Contag discute hoje com Tereza Cristina propostas ao Plano Safra
+ Coronavírus: pesquisadores mostram profissões com risco de contágio 

O conselheiro Técnico Gerson Catalan informa que o Icasa retoma as atividades de campo por meio dos veterinários, voltando a atender presencialmente os produtores em seus escritórios na maioria das cidades em que atua, acatando rigorosamente os cuidados recomendados pelos organismos ligados a área da saúde humana e animal.

Entre as atividades do instituto estão o auxílio ao produtor rural no processamento da documentação exigida em cumprimento as obrigações legais relativas ao sistema de defesa sanitária no Estado de Santa Catarina, incluindo emissão de Guias de Transferência de Animais (GTAs) e brincos para registro e rastreamento de bovinos.

O trânsito de animais não dispensa a apresentação da GTA, que pode ser na versão digital no trânsito dentro de Santa Catarina.