São Paulo, 3 – A consultoria INTL FCStone elevou a sua estimativa para a produção de soja no Brasil em 2017/18, para 115,9 milhões de toneladas. No levantamento anterior, de março, a projeção era de 112,895 milhões de toneladas. Caso a expectativa se confirme, o volume será 1,87 milhão de toneladas superior ao obtido no ciclo anterior e configuraria um novo recorde.

De a acordo com a analista de mercado do grupo, Ana Luiza Lodi, “os Estados da região Centro-oeste e do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) estão apresentando um resultado excepcional, ultrapassando, inclusive, o alcançado na safra passada”.

Na avaliação da consultoria, os problemas pontuais registrados no Sul do País, principalmente no Paraná, não foram capazes de abalar o bom resultado verificado em outras áreas. A produtividade média esperada para o Brasil está projetada em 3,31 toneladas por hectare, inferior ao recorde do ciclo 2016/17.

Com a nova expectativa de produção, a projeção para as exportações da oleaginosa também foram ajustadas para cima, agora em 69,5 milhões de toneladas – nível também recorde – em relação às 67 milhões de toneladas estimadas no levantamento anterior.

“O crescimento das exportações brasileiras de soja deve ser favorecido pela quebra de safra na Argentina. Diante desse contexto, os estoques finais da oleaginosa devem ficar abaixo da 1 milhão de toneladas”, destacou a INTL FCStone.