Após suspender, às vésperas dos feriados de fim de ano, as operações da companhia aérea ITA para uma “reestruturação interna”, o Grupo Itapemirim divulgou na tarde deste sábado, 18, uma nota em que diz estar trabalhando arduamente junto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para mitigar os efeitos da suspensão de suas operações. Com instruções a passageiros, a empresa se desculpa por transtornos e diz que trabalha para a retomada de suas operações.

“A ITA tem contado com o apoio das demais companhias aéreas para a reacomodação de passageiros impactados”, diz a nota. Com instruções para os passageiros afetados, o documento diz que a empresa lamenta “os transtornos causados”, e reafirma seu compromisso de prestar toda assistência aos passageiros, conforme prevê a Ana.

“A prioridade para reacomodação em voos de outras companhias tem sido para passageiros que já estão fora de sua cidade de domicílio e precisam retornar para casa. Os demais passageiros com viagens de ida e volta, que se encontram em sua cidade de domicílio, serão atendidos prioritariamente com reembolso total dos valores pagos”, informa.

A nota conclui dizendo que a empresa está trabalhando em sua reestruturação para a retomada de suas operações “o mais breve possível”.

Como mostrou a reportagem, a companhia aérea levou a uma procura desenfreada por voos em outras companhias aéreas, de pessoas que foram surpreendidas na tarde de ontem.

Mesmo com o compromisso adotado pela empresa na nota, o clima em geral é de revolta e frustração entre os consumidores. Milhares de pessoas acabam não encontrando voo nas datas que pretendiam, ou não têm condições financeiras de adquirir novas passagens.

A companhia aérea tinha 514 voos programados entre a noite de sexta-feira e 31 de dezembro, segundo o Sistema de Registro de Operações (Siros) da Anac. Cada voo nas aeronaves da empresa tem capacidade para 162 passageiros. Se for considerada a ocupação total desses voos que estavam planejados, são mais de 80 mil passageiros prejudicados.