Finanças

LCA: 2017 foi ano de superação para Brasil, com contribuição da agropecuária

Crédito: Divulgação

Brasília, 5/12 – O diretor de Economia da LCA Consultores, Luiz Suzigan, afirmou nesta terça-feira, 5, durante evento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em Brasília, que 2017 foi um ano de superação para o Brasil, mas também para o cenário internacional. “Isso porque não houve frustração em relação ao crescimento global”, afirmou, citando a perspectiva de que o Produto Interno Bruto (PIB) suba 3,1% em 2017. “Essa melhora da economia mundial contribuiu para o Brasil superar a recessão este ano”, pontuou.

Suzigan disse que a superação da recessão no Brasil foi heterogênea. “Alguns setores superaram, outros não. A contribuição da agropecuária foi muito melhor”, disse. A estimativa é de que o setor feche 2017 com crescimento de 14%, enquanto a indústria (recuo de 0,9%) e os serviços (queda de 0,2%) terão resultados negativos.

Para 2018, o cenário global é benigno, com expectativa de crescimento “talvez até maior que o visto em 2017”. “Mas países centrais estão retirando estímulos monetários”, lembrou o economista, o que tende a gerar uma situação menos favorável para países emergentes como o Brasil.

A CNA promove nesta terça, em Brasília, evento que traça perspectivas para o setor agropecuário em 2018, além de apresentar um balanço a respeito do ano de 2017.