• IstoÉ
  • IstoÉ Dinheiro
  • Dinheiro Rural
  • Menu
  • Motorshow
  • Planeta
  • Select
  • Gente
  • GoOutside
  • Hardcore
Assine
Anuncie
Capa da edição atual da revista
Edição da SemanaNº 186 26.05Leia mais
Istoé Dinheiro Rural
MenuMenu
FECHAR
Capa da edição atual da revista
Edição da SemanaNº 186 26.05Leia mais
  • Home
  • Últimas notícias
  • Economia
  • Negócios
  • Carreira
  • Estilo no campo
  • Tecnologia
  • As melhores da Dinheiro Rural
  • Siga-nos:Facebook
Rastreabilidade e a autenticidade07/12/2020

Lonza Crop Protection é pioneira em tecnologia digital para melhorar a rastreabilidade e a autenticidade de produtos para a proteção de culturas.

Lonza Crop Protection é pioneira em tecnologia digital para melhorar a rastreabilidade e a autenticidade de produtos para a proteção de culturas.

Lonza Crop Protection é pioneira em tecnologia digital para melhorar a rastreabilidade e a autenticidade de produtos para a proteção de culturas.

(Créditos: Divulgação)
Conteúdo Patrocinado
Texto por:Conteúdo Patrocinado07/12/20 - 22h45min

Lonza

Como em todos os setores, as relações no setor de proteção de culturas dependem da confiança. Os produtores precisam ter certeza que os produtos que utilizam são genuínos e que podem ter a garantia de ter um fornecimento confiável no futuro. Por outro lado, os fabricantes querem ajudar os clientes a utilizar seus bens e serviços de forma correta, segura e da maneira mais eficiente possível.

 

Não se pode garantir nada disso. Estima-se, por exemplo, que incríveis 20% de todos os produtos utilizados para a proteção de culturas na América Latina sejam falsificados. Até mesmo na Europa, com regulamentos rigorosos, a proporção de produtos falsificados é estimada em cerca de 10%.

 

Além disso, a pandemia global de COVID-19 chamou a atenção para a necessidade de dados claros e robustos para garantir uma produção de alimentos de alta qualidade, confiável e, acima de tudo, sustentável.

 

É por isso que a cooperação entre a Lonza Crop Protection e a Authena, startup suíça, promete causar um grande impacto. As duas organizações desenvolveram o que será uma das primeiras tecnologias digitais baseadas em blockchain (“protocolo da confiança”) que não apenas proporcionará comprovação de autenticidade, mas possivelmente também rastreabilidade e transparência totais em toda a cadeia de valor.

 

Isso envolve identificadores de comunicação de campo próximo (NFC, Near Field Communication) diretamente afixados à gama de produtos de proteção de culturas Celenco® da Lonza. Os identificadores são similares a códigos QR, mas muito mais sofisticados. Eles permitirão que o usuário verifique a origem do produto, como utilizá-lo, se foi adulterado, qual é sua posição na cadeia de valor e sua validade. Ao mesmo tempo, os dados que gera darão garantia total de que os produtos não serão comercializados após o prazo de validade. Tal rastreabilidade evitará desperdícios, otimizará o uso dos recursos e aumentará a confiança do cliente.

 

Se for bem-sucedida, planeja-se o desenvolvimento dessa tecnologia para conectar digitalmente os produtores diretamente à Lonza. Por meio da automação de processos, ela melhorará ainda mais a velocidade de resposta e a confiabilidade, bem como a relação custo-benefício.

 

“Nossa visão é criar uma solução única e modular que agregue valor a todas as partes envolvidas e melhore o uso sustentável dos produtos para a proteção de culturas”, diz Rubik Sommerhalder, chefe global de marketing da Lonza Crop Protection. “A sustentabilidade tem forte relação com a eficiência e a correta implementação de medidas que garantam e promovam o crescimento das lavouras”.

 

“Nossa colaboração com a Authena tem tudo a ver com ‘rastrear, proteger e gerenciar’”, acrescenta Sommerhalder. “Rastreabilidade, ou saber a posição de um produto na cadeia de valor, melhora claramente a eficiência de nossos processos. Proteção tem tudo a ver com autenticidade – os produtores precisam saber que os produtos que utilizam são de alta qualidade e não são falsificados. Gestão, por outro lado, significa integrar esta nova tecnologia aos processos existentes, utilizando-a para melhorá-los. Escolhemos a Authena para esse projeto porque ela nos impressionou com sua inovação, tecnologia, agilidade e velocidade. Encaramos isso como um possível primeiro passo em direção a uma tecnologia de plataforma que nos permitirá atender melhor aos nossos clientes por meio da oferta de maior segurança, informação e valor”.

 

A Authena, por sua vez, está muito satisfeita em expandir uma solução tecnológica altamente inovadora para um novo setor. A empresa já demonstrou claramente que pode melhorar a segurança da marca e o rastreamento dos produtos no setor vinícola. “Acreditamos em um mundo livre da falsificação”, diz Matteo Panzavolta, CEO da Authena. “Nosso objetivo é revolucionar o modo como os produtores inovadores protegem seus produtos, sua reputação e a maioria de seus usuários. Portanto, estamos muito orgulhosos de colaborar com a Lonza, uma das empresas globais mais inovadoras do segmento de proteção de culturas”.

 

A tecnologia pioneira que está sendo desenvolvida por meio da colaboração Lonza/Authena será inicialmente implementada como um projeto piloto no Brasil. A falsificação aqui é um problema crescente e particularmente perigoso para o setor da tecnologia agrícola, com efeitos negativos em cadeia para consumidores e o meio ambiente. “Estamos utilizando uma abordagem enxuta de startup para o programa”, explica Flavio Belluomini Cotrin, Lider da Lonza Crop Protection Latam. “Esperamos afixar os identificadores NFC em nossos produtos Celenco® até o final deste ano. E assim que os resultados forem analisados e as melhorias necessárias forem feitas, gostaríamos de iniciar uma implantação escalonada durante o primeiro trimestre de 2021”.

 

A revolução digital na proteção de culturas já começou com a Lonza na liderança. Acompanhe-nos para saber mais sobre o futuro dessa iniciativa.

 

Blockchain – melhorando a segurança, reduzindo a complexidade

 

Blockchain é um sistema de registro de informações que torna difícil, ou até mesmo impossível, alterar, hackear ou enganar o sistema. Trata-se essencialmente de um cadastro digital de transações que é duplicado e distribuído em toda a rede de sistemas de computador no blockchain. Cada bloco na cadeia contém um número de transações. E cada vez que ocorre uma nova transação no blockchain, um registro dessa transação é acrescentado ao cadastro de cada participante.

 

A combinação dos identificadores NFC com a tecnologia blockchain torna possível criar cadeias globais de suprimento seguras de ponta a ponta que eliminam o risco da entrada de produtos falsificados no sistema, reduzindo também a complexidade do gerenciamento e aumentando a transparência.

 

 

Informações de contato

 

Rubik Sommerhalder

Chefe Global de Marketing – Lonza Crop Protection

rubik.sommerhalder@lonza.com

 

Birgit Gronkowski

LSI Communications

birgit.gronkowski@lonza.com

 

Lonza Solutions AG

Münchensteinerstrasse 38

CH-4002 Basel

Suíça

 

Flavio Belluomini Cotrin
Líder Lonza Crop Protection Latam

Flavio.cotrin@lonza.com

autenticidade de produtos