São Paulo, 06 – O CEO da Louis Dreyfus Company Brasil, Murilo Parada, diz que a guerra comercial entre Estados Unidos e China e a eleição no Brasil trazem incertezas para o agronegócio. No Congresso Brasileiro do Agronegócio ele avaliou que o Brasil precisa ampliar a infraestrutura para exportação se quiser crescer em commodities. Ainda assim, destacou que a capacidade portuária cresceu 12% nos últimos três anos, aumento que veio dos novos terminais do Arco Norte como também dos “ganhos de eficiência maciços nos portos do Sul”.

Parada afirmou que a falta de asfaltamento de parte da BR-163 tira competitividade do setor. Ou o governo que assumir em 2019 asfalta o que é necessário ou cria condições para a iniciativa privada “acessar e resolver o gargalo no corredor norte”. Ainda assim, a questão da BR-163, segundo ele, “é uma agenda de curtíssimo prazo”. “O Brasil tem 55% das cargas exportadas via modal rodoviário. Outros 15% passam por hidrovias. Temos necessidade de mudar e crescer em ferrovia.”

Segundo Parada, além do escoamento da safra pelo Norte, o acesso rodoferroviário ao Porto de Santos é outra questão-chave para o desenvolvimento do Brasil. “Esses são dois pilares de oportunidade que gostaríamos de trabalhar com o governo novo.”