A presidência sancionou a Lei 13.996 que prorroga por dois anos o contrato de 269 médicos veterinários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os profissionais foram contratados via concurso público em 2017 para atuarem pelo prazo de dois anos. Com a prorrogação, os contratos terão validade até fevereiro de 2022, dependendo do início das atividades de cada profissional.

+ Coronavírus atinge frigoríficos dos EUA e atrapalha produção de carnes
+ Senado aprova MP que prorroga contrato de veterinários com governo
+ Governo vai revisar fiscalização de produtos veterinários

Esses veterinários atuam nas linhas de inspeção ante e post mortem (antes e após o abate dos animais) em frigoríficos. Para o governo federal, a finalização dos contratos nesse momento poderia afetar a inspeção de produtos de origem animal, colocando em risco a saúde dos consumidores e possível prejuízo ao mercado interno e exportações.

O Senado promulgou a Lei 13.997 que também prorroga, por até um ano, os contratos de nove servidores da área de tecnologia da informação e comunicação. Os profissionais foram contratados em 2015 pela extinta Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário e incorporados ao quadro de pessoal do Mapa. Eles são responsáveis pela gestão de 17 contratos e 48 sistemas, como o do Garantia-Safra.