São Paulo, 22 – Um acordo assinado nesta terça-feira, 22, entre o governo do Rio Grande do Sul e a GSI – marca integrante da fabricante de máquinas agrícolas AGCO, divisão Grãos & Proteína América do Sul – prevê o aporte, por parte da companhia, de R$ 50 milhões para ampliar a estrutura produtiva das suas unidades em Marau e Passo Fundo.

Conforme nota da AGCO, em contrapartida, o Rio Grande do Sul colocará em prática mecanismos para que a empresa faça uso dos créditos de ICMS, que acumula pela natureza do seu negócio. “A partir dessa viabilização para continuidade do crescimento da GSI, a empresa vai desembarcar um pacote de novas máquinas, linhas de fabricação de última geração nos próximos meses, com aporte de investimento contínuo nos anos seguintes”, prosseguiu a empresa.

+ Setor de máquinas diz que também enfrenta risco de parada
+ Produção de máquinas agrícolas sobe 13,3% em novembro ante novembro de 2019

“Essas linhas de fabricação (de Marau e Passo Fundo) são únicas no contexto da América Latina. Vão agregar mais qualidade ao produto final e mais competitividade para o negócio da GSI seguir crescendo na cena do agronegócio brasileiro e também da América do Sul”, reforça o diretor-geral da AGCO Grãos & Proteína América do Sul, Ricardo Marozzin.

A AGCO Grãos & Proteína é a unidade de negócios do Grupo AGCO que reúne as marcas que proveem soluções completas em equipamentos para os mercados de grãos (armazenagem, secagem, transporte e processamento de sementes) e proteína (suínos, aves de corte, matrizes e sistemas para produção de ovos). É representada por cinco principais marcas globais: GSI, Cimbria, Cumberland, AP e Tecno, além da marca local Agromarau. Na América do Sul, as operações estão localizadas em Marau e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.