Negócios

Marfrig lança títulos vinculados à sustentabilidade

Marfrig lança títulos vinculados à sustentabilidade

São Paulo, 30 de julho de 2019 – A Marfrig Global Foods, uma das companhias líderes globais em carne bovina, anunciou hoje a emissão de sustainable bonds — ou títulos de sustentabilidade — no mercado internacional.

Com valor de 500 milhões de dólares, prazo de 10 anos e taxa de 6,625%, esta é a emissão mais longa e com o menor custo já feita pela companhia. A captação está sendo coordenada pelos bancos Santander, ING e BNP, além de Banco do Brasil, Bradesco, BTG, Nomura, HSBC, XP e Rabobank. Os títulos da companhia foram classificados como Sustainable Transition Bonds e posicionam a Marfrig como uma empresa pioneira em sustentabilidade no setor.

A Marfrig tem como um de seus pilares estratégicos o desenvolvimento sustentável. Em todas as suas operações nos países nos quais está presente, há ações concretas para a redução do impacto das suas atividades no meio ambiente. Pelos esforços na redução do desmatamento na sua cadeia de valor e consequente redução nas emissões de GEE, a Marfrig foi reconhecida pelo Programa de Florestas do CDP – Carbon Disclosure Program, que atua em nome de investidores signatários que desejam entender como as empresas abordam sua exposição aos riscos de desmatamento.

Nesse contexto, a Marfrig é referência em sustentabilidade no setor, comprovada por uma série de iniciativas pioneiras. Desde 2009, a companhia mantém um compromisso público com o Desmatamento Zero para o Bioma Amazônia. Além disso, em 2010, a companhia desenvolveu o programa Marfrig Club, que estimula seus fornecedores a aplicarem as melhores práticas agropecuárias, baseando-se em três pilares: Respeito Animal, Respeito Social e Respeito Ambiental. Em 2015, a Marfrig lançou a primeira carne certificada pela Rainforest Alliance no mundo, selo que é referência global em sustentabilidade. Em 2019, por meio de uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a companhia trará ao mercado a primeira carne com o selo “Carne Carbono Zero”, produzida sob um rigoroso protocolo atestado por auditoria independente.

Dando sequência a esse pioneirismo, nos últimos cinco meses, a Marfrig passou por um processo de auditoria, conduzido pela empresa francesa Vigeo Eiris, uma das maiores certificadoras globais. Ao final do processo, que envolveu vários stakeholders, a Vigeo Eiris concluiu que a companhia atende aos requisitos e boas práticas de sustentabilidade determinados pela International Capital Market Association (ICMA), associação com sede na Suíça que reúne os principais investidores do mercado global de dívida. A Marfrig foi a primeira empresa do setor no Brasil a obter essa certificação.

“A sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da companhia. A certificação reforça o nosso compromisso com as ações nessa área e posiciona a Marfrig à frente no setor”, diz Eduardo Miron, CEO da Marfrig Global Foods.

Os recursos captados com a emissão do Marfrig Sustainable Transition Bonds serão investidos no processo de compra de gado proveniente do Bioma Amazônia, mais especificamente nos estados do Mato Grosso, Pará e Rondônia. A Marfrig atuará para que produtores de gado dessa região atendam aos requisitos e critérios de seu protocolo de compra sustentável. Todos os produtores devem assegurar o compromisso de não utilizar mão de obra escrava ou análoga à escravidão e trabalho infantil, não produzir gado em reservas indígenas, unidades de conservação, áreas embargadas ou em áreas de desmatamento. Ao cumprirem esses compromissos, eles se tornam aptos ao fornecimento de gado à Marfrig.

Atualmente, a empresa dispõe de mapas georreferenciados de 100% de seus fornecedores no Bioma Amazônia. O mapeamento traz análises geoespaciais com todos os dados dos fornecedores e identifica se estão de acordo com o Bioma Amazônia. A Marfrig é a única empresa do setor a ter 100% de conformidade nas auditorias independentes realizadas pela DNV GL pelos últimos sete anos consecutivos.