Nos últimos anos, com as constantes evoluções tecnológicas das máquinas agrícolas, o produtor rural brasileiro tem ao seu alcance uma grande variedade de equipamentos. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados no momento da escolha da nova frota de tratores.

De acordo com profissionais da Massey Ferguson, marca líder no mercado nacional de tratores há 54 anos ininterruptos, fatores como o tamanho da propriedade rural, tipo de cultura que será produzida e até os implementos utilizados no local são fundamentais para definir o produto mais adequado e que supra todas as necessidades no campo.

+ Conheça algumas opções de crédito para renovar sua frota de tratores
+ Confira as cinco dicas para aumentar a vida útil do trator
+ Venda de trator no acumulado do ano até setembro cai 11,5%, diz Anfavea
+ John Deere começa a produzir trator de esteira no Brasil para exportação

A potência do motor também é fator que deve ser ajustado de acordo com o uso e a topografia da propriedade rural. Em pequenos terrenos, de 30 hectares, por exemplo, onde se produz fumo, hortifrutigranjeiros, suinocultura, avicultura e pecuária leiteira, tratores de 50 a 75 cv suprem a necessidade. Enquanto para médias propriedades, de 100 a 500 hectares, é necessário utilizar máquinas de até 130 cv para culturas de soja, arroz, milho, trigo e pecuária de corte.

Para utilização acima de 500 hectares, onde também é possível produzir cana de açúcar e algodão, os tratores recomendados são os modelos superiores a 130 cv, que compõem as linhas MF 7100 e MF 7000 da Massey Ferguson.

“Além da escolha do trator ser primordial para as aplicações, é muito importante ressaltar que o trabalho seja realizado com o implemento correto. Se isso não ocorrer, qualquer atividade poderá ficar comprometida e a produtividade da lavoura será afetada. A escolha errada também pode afetar a vida útil do trator, aumentar a necessidade de manutenção, a fadiga do operador e ainda ampliar o consumo de combustível”, explica Éder Pinheiro, coordenador de marketing do produto tratores da Massey Ferguson.

A assistência técnica da marca, custo da manutenção, disponibilidade de peças de reposição, consumo de combustível e o valor de revenda também são aspectos que devem ser observados na hora da compra de um trator. Hoje, a Massey Ferguson conta com uma equipe de mais de 200 concessionárias distribuídas por todo o Brasil prontas e capacitadas para orientar e apoiar o produtor rural, além de uma equipe especializada em pós-venda para garantir toda a assistência ao cliente.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o design do produto. E não é somente pelo visual, mas também pela ergonomia e conforto operacional, o que influencia diretamente o desempenho do operador. Por isso, os produtos Massey Ferguson são desenvolvidos para oferecer a maior eficiência operacional do mercado.

Exemplo disso é o modelo de trator MF4275, o mais vendido do Brasil, que recentemente apresentou novo design com nova grade frontal e faróis em linha, na parte superior frontal do capô, que proporcionam maior profundidade e amplitude lateral, o que acarreta em melhoria na eficiência do sistema, tornando a operação mais confortável e segura durante os períodos noturnos. Além do redesenho, incluem itens antes opcionais. Sua cabine permite que o operador trabalhe longas jornadas protegido das intempéries e defensivos agrícolas, tornando o trabalho mais prazeroso e seguro. Fonte: Ascom